MADEIRA Meteorologia

OMS alerta que crise climática é também crise de saúde

Data de publicação
11 Junho 2025
10:02

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou hoje a Comissão Pan-europeia sobre Clima e Saúde, alertando que a crise climática é também uma crise de saúde que “vai piorar muito” se não forem tomadas medidas urgentes.

Esta nova comissão, com sede em Reiquiavique, na Islândia, será presidida por Katrín Jakobsdóttir, ex-primeira-ministra deste país.

Segundo informou a OMS em comunicado, a comissão pretende contribuir com “soluções práticas e económicas para o setor [da saúde] para enfrentar mudanças climáticas” e vai contar com 11 representantes da OMS da Europa.

Hans Kluge, diretor da OMS-Europa, explicou que esta “é a hora de reconhecer uma verdade inegável”, que passa por admitir que uma crise climática é também uma crise de saúde.

“Sem medidas urgentes, [a crise] vai piorar muito”, considerou, acrescentando que os sistemas de saúde podem fazer parte das soluções no futuro.

O objetivo desta Comissão Pan-europeia sobre Clima e Saúde passa por, segundo Hans Kluge, emitir recomendações “acessíveis e viáveis para o setor da saúde”, tendo em conta as mudanças climáticas, para otimização do tempo e do custo nesta área.

A redução de resíduos, a construção de instalações com eficiência energética e o salvamento de vidas através de sistemas de alerta precoce de calor são alguns dos exemplos que podem sair desta comissão, que vai contar com contributos de especialistas da área da ciência, da política, da academia, de organizações juvenis e da sociedade civil.

No mesmo comunicado, a OMS refere também que a Europa é a região que regista o aquecimento mais rápido e, além disso, todos os indicadores, quer relacionados com saúde, quer relacionados com o ambiente, como aumento da temperatura e ansiedade climática, estão a piorar.

Katrín Jakobsdóttir, antiga primeira-ministra da Islândia e presidente da nova comissão da OMS, referiu também na nota enviada à imprensa que a crise climática é “um desafio em crescimento para a saúde pública”.

É preciso “reconhecer que a ação entre o aumento das temperaturas, a poluição atmosférica e as mudanças nos ecossistemas resultantes das mudanças climáticas já afeta a saúde e o bem-estar das comunidades em toda a região europeia e no mundo”, considerou Katrín Jakobsdóttir, acrescentando ainda que esta é também uma ameaça à segurança das populações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas