MADEIRA Meteorologia

Migrações: Grávida morre em barco que se dirigia às Ilhas Canárias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Junho 2023
14:40

Um barco de borracha com 53 migrantes a bordo, incluindo uma grávida que morreu durante a viagem, foi localizado hoje por um navio de pesca ao largo de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, declararam as autoridades espanholas.

Segundo o Salvamento Marítimo espanhol e o Departamento de Emergências da ilha, o navio Salvamar Al Nair resgatou todos os ocupantes do barco de borracha, nomeadamente 42 homens, sete mulheres e três menores de origem subsariana e do norte de África, assim como o corpo da mulher grávida.

Os 52 sobreviventes chegaram, aparentemente, em bom estado de saúde ao porto de Arrecife, capital da ilha de Lanzarote, às 11:00 e receberam os primeiros socorros no local.

A embarcação de borracha foi localizada pouco depois das 09:00 por um pequeno barco de pesca que operava na área. A tripulação da traineira ofereceu água e biscoitos aos migrantes até a chegada do Salvamar Al Nair.

Este é o segundo barco com migrantes resgatados hoje ao largo de Lanzarote. Durante a madrugada de hoje, foi localizado outro barco de borracha com 53 pessoas, incluindo 10 mulheres e um menor.

Nas últimas semanas, estão a acontecer uma sucessão de chegadas de barcos às Ilhas Canárias, favorecidas pelas boas condições meteorológicas no mar, sendo que algumas embarcações contam com mais de 150 pessoas.

Até 15 de junho - segundo os mais recentes divulgados pelo Ministério do Interior espanhol -, 5.914 migrantes chegaram às Ilhas Canárias de barco, um número claramente inferior ao de 2022 (-31,5%), mas com sinais de recuperação.

A primeira quinzena de junho representou 25% de todas as pessoas resgatadas desde o início do ano.

Segundo os dados oficiais, as Canárias acabam de passar pela quinzena mais movimentada em chegadas neste ano, com 1.508, um número que supera confortavelmente os 1.036 na segunda quinzena de fevereiro e os 1.018 em meados de maio.

Contabilizadas as duas últimas quinzenas, de 15 de maio a 15 de junho, observou-se que os resgates nestas datas somam 2.526 pessoas, 42% do total de meses deste ano.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas