MADEIRA Meteorologia

Mais de 90 ME em produtos alimentares falsificados apreendidos em 2024 na UE

Data de publicação
11 Junho 2025
8:08

Uma operação conjunta da Europol-Interpol apreendeu, em 2024, 91 milhões de euros em produtos alimentares falsificados e de qualidade inferior na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados.

“A operação conjunta Europol-Interpol OPSON, realizada anualmente, resultou na apreensão de produtos alimentares falsificados e de qualidade inferior, no valor de 91 milhões de euros, em 2024”, revelou, em comunicado, o Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO).

Citado na mesma nota, o diretor executivo do instituto, João Negrão, destacou que os alimentos e bebidas contrafeitos são uma preocupação para a saúde pública, defendendo que o respeito pelas normas de qualidade é uma batalha que deve ser travada em conjunto entre as autoridades, produtores e consumidores.

Bruxelas avisou que, em particular, a contrafação de bebidas alcoólicas continua a ser um problema, com os contrafatores a reutilizarem garrafas originais ou a imprimirem rótulos falsos.

Segundo dados do EUIPO, o setor dos vinhos e bebidas espirituosas foi um dos mais afetados pela contrafação entre 2013-2017.

Contabilizam-se, neste período, 2.289 milhões de euros perdidos em vendas e quase 5.700 postos de trabalho destruídos anualmente na UE devido à contrafação.

Por sua vez, a perda de receita fiscal com estes produtos representou 2.068 milhões de euros.

Só entre 2019 e 2020, a China e a Turquia estiveram entre os principais países de origem de alimentos e bebidos contrafeitos apreendidos nas fronteiras externas da UE.

O EUIPO lançou a campanha “O que está na sua mesa?”, através da qual deixa aos consumidores conselhos para se protegerem contra os produtos contrafeitos.

Neste sentido, os consumidores devem comprar a revendedores e canais de distribuição oficiais, verificar o rótulo do produto e a sua origem, procurar rótulos de Identificação Geográfica Protegida (IG) e examinar a embalagem do produto.

A UE conta com mais de 3.600 produtos registados com IG, destacando-se França, Itália e Alemanha na produção e consumo destes.

O EUIPO, que tem sede em Alicante, Espanha, gere, desde 1994, o registo de marcas da UE e, desde 2003, de desenhos ou modelos.

Este instituto também realiza atividade de cooperação para criar condições de concorrência equitativa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas