MADEIRA Meteorologia

Israel/Irão: China mostra-se “muito preocupada” com possibilidade de conflito ficar incontrolável

Data de publicação
18 Junho 2025
18:39

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês disse hoje estar “muito preocupado” com a possibilidade de o conflito entre Israel e o Irão “ficar fora de controlo” e de toda a região estar a caminhar para um “abismo desconhecido”.

“As ações de Israel, a ignorar o direito internacional e as regras internacionais, causaram uma tensão repentina no Médio Oriente, e a China também está muito preocupada que a situação possa ficar fora de controlo”, disse Wang Yi ao homólogo egípcio, Badr Abdelatty, durante uma conversa telefónica, de acordo com a diplomacia chinesa.

Numa outra chamada telefónica com a diplomacia de Omã, também hoje, Wang Yi disse que os dois países “não podem ficar de braços cruzados e deixar a região cair num abismo desconhecido”, segundo relatou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Israel tem em curso uma ofensiva contra o Irão desde 13 de junho, que justificou com os progressos do programa nuclear iraniano e a ameaça que a produção de mísseis balísticos por Teerão representa para o país.

Em resposta, o Irão prometeu bombardear Israel implacavelmente até que os ataques terminassem.

Ao sexto dia de guerra, o líder supremo iraniano, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, recusou uma rendição dos iranianos e advertiu para “danos irreparáveis” se os Estados Unidos intervierem no conflito com Israel.

“A nação iraniana opõe-se firmemente a uma guerra imposta, tal como se oporá firmemente a uma paz imposta. Esta nação nunca se renderá à imposição de quem quer que seja”, afirmou Khamenei, numa declaração lida na televisão estatal.

Na terça-feira, a China acusou o Presidente norte-americano, Donald Trump, de “deitar mais achas para a fogueira” no conflito entre Israel e o Irão e pediu aos seus cidadãos que abandonassem os dois países, com o Presidente chinês, Xi Jinping, a apelar a todas as partes para trabalharem “o mais rapidamente possível” para reduzir a tensão.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas