MADEIRA Meteorologia

EUA e Reino Unido impõem sanções a oficiais Huthis por ataques no Mar Vermelho

Data de publicação
25 Janeiro 2024
18:42

Os Estados Unidos anunciaram hoje sanções, juntamente com o Reino Unido, contra quatro oficiais Huthis, avisando que continurão a tomar medidas para responsabilizar os terroristas pelos seus ataques “ilegais e imprudentes” a navios no Mar Vermelho.

“Hoje, os Estados Unidos estão, juntamente com o Reino Unido, a impor sanções a quatro oficiais militares de Ansarallah, vulgarmente conhecidos como Huthis, que apoiaram os recentes ataques”, anunciou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

Os Estados Unidos consideram que os ataques dos Huthis do Iémen contra navios mercantes no Mar Vermelho e no Golfo de Aden “perturbaram as cadeias de abastecimento internacionais e infringiram os direitos e liberdades de navegação”.

Por essa razão, Washington diz estar determinada em “salvaguardar o comércio comercial internacional”, agindo com as forças britânicas para “salvaguardar a segurança” dessa passagem vital com comércio mundial.

Na passada semana, o Departamento de Estado norte-americano já tinha considerado como organização terrorista o movimento Huthi, a partir de 16 de fevereiro de 2024.

Desde novembro, os rebeldes iemenitas Huthis dizem atacar navios no mar Vermelho e no Golfo de Aden que consideram ligados a Israel, em “solidariedade” com os palestinianos da Faixa de Gaza, afetados pela guerra entre o Exército israelita e o movimento islamita palestiniano Hamas, desde 2007 no poder naquele enclave exíguo, sobrepovoado e pobre, agora a braços com uma grave crise humanitária.

Perante o aumento dos ataques no mar Vermelho, os Estados Unidos, por vezes com o aliado Reino Unido, começaram a partir do início de janeiro a lançar ataques a posições Huthis no Iémen, com o objetivo de “proteger” o tráfego marítimo dos ataques dos rebeldes, apoiados pelo Irão.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas