MADEIRA Meteorologia

Apagão: Operadora do sistema espanhol entregou dados pedidos por comissão que investiga

Data de publicação
01 Maio 2025
20:10

A Red Elétrica, operadora do sistema elétrico espanhol, concluiu a entrega de todos os dados solicitados pela comissão criada pelo Governo para investigar as causas do apagão da passada segunda-feira, informou hoje a empresa.

Desta forma, referiu a Red Elétrica, a empresa “responde às exigências das autoridades competentes com as quais tem vindo a colaborar desde o início do incidente”.

A Red Elétrica sublinhou que a ‘caixa negra’ em que está registada toda a informação relacionada com o funcionamento do sistema é “um conjunto de milhões de dados”.

Esses dados vêm tanto da atividade de operação do sistema durante o dia do apagão como do resto dos sistemas da empresa.

O Governo espanhol, através da ministra da Transição Ecológica, Sara Aagesen, informou hoje o comissário europeu da Energia, Dan Jorgensen, do lançamento da comissão criada pelo executivo para investigar as causas do apagão.

Na sexta-feira, Sara Aagesen vai reunir-se com a ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Graça Carvalho, para discutir o apagão que afetou os dois países, divulgaram fontes do ministério espanhol.

O encontro acontece depois da ministra espanhola, cujo ministério lidera o comité que analisa as causas do apagão, se ter reunido com o presidente da Comissão Nacional de Mercados e Concorrência de Espanha (CNMC).

A comissão realizou a primeira reunião na quarta-feira, no Ministério da Transição Ecológica, e realizará a próxima reunião, no sábado, na sede da empresa espanhola Red Eléctrica.

A Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade anunciou entretanto que vai criar um comité para investigar as causas do apagão “excecional e grave” que deixou Portugal e Espanha sem eletricidade na segunda-feira, assim como parte de Andorra e do território de França.

A organização disse que vai “investigar as causas essenciais, elaborar uma análise exaustiva e avançar com recomendações num relatório final” e que também será feito um relatório que vai apresentar de maneira exaustiva todos os detalhes do incidente.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do apagão.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas