Vinte alunos da Escola Secundária de Francisco Franco, acompanhados por dois professores, participaram, recentemente, numa sessão Euroscola em Estrasburgo que juntou aproximadamente 600 estudantes dos diversos estados-membros e do Reino Unido, como convidado.
Na qualidade de embaixadores júnior do Programa EPAS - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu/ESFF, os alunos usufruíram presencialmente da oportunidade de debater, interagir e contactar com questões europeias reais.
A sessão iniciou com a alocução de boas-vindas, proferida, à distância, pela presidente do Parlamento Europeu. Roberta Metsola destacou a importância dos jovens no projeto europeu:
"Falamos várias línguas, temos pontos de vista diferentes, culturas, tradições, capacidades, mas, é isso que nos torna Europeus. São as nossas diferenças que nos tornam mais fortes."
Seguiram-se os trabalhos do "Laboratório de Inovação" - um espaço temático de apresentação de políticas, debate e de "perguntas e respostas", subordinado ao tema "Pacto Ecológico Europeu". Tendo como oradores a Diretora-Geral para os Serviços de pesquisa da "Ação Clima" do Parlamento Europeu e um dos Vice-Presidentes do Parlamento, as múltiplas questões colocadas pelos "jovens euro parlamentares" esgotaram, rapidamente, o tempo disponível.
O workshop da tarde pôs em prática o exercício da Democracia Parlamentar: a discussão e debate de uma Proposta do Parlamento Europeu "Poluição Zero - metas para 2030". A primeira parte dos trabalhos foi desenvolvida em plenário apenas pelos alunos enquanto os professores participaram num workshop em paralelo, voltando ao Plenário para assistir ao debate final e votação da proposta.
Escolhidos aleatoriamente para as posições "a favor"; "contra"; "intermédia" e, "indecisos", os alunos defenderam acerrimamente as posições assumidas e as emendas propostas pelos diversos quadrantes num verdadeiro exercício de participação no "Processo Legislativo Europeu". Posição consubstanciada na intervenção, perante o hemiciclo, de uma das alunas da Francisco Franco, ao afirmar: "Vivemos da natureza, por isso é muito importante desenvolver políticas europeias de proteção. "
Durante a deslocação, os alunos e docentes da Francisco Franco tiveram, ainda, a oportunidade de visitar os monumentos icónicos de Paris, usufruir de uma experiência de percurso em TGV (um meio de transporte com emissão de CO2, por passageiro e por Km, 65 vezes menor do que o avião) e conhecer as vertentes cultural, histórica e europeia de Estrasburgo.