MADEIRA Meteorologia

África do Sul aprova parceria com banco estatal russo para reativar refinaria

Data de publicação
11 Dezembro 2023
18:42

O banco russo Gazprombank vai participar na reativação de uma refinaria pública de gás na África do Sul em parceria com a estatal petrolífera sul-africana, PetroSA, anunciou hoje o Governo sul-africano.

Em conferência de imprensa, no final de uma reunião do Executivo em Pretória, a capital do país, a ministra da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, indicou que o projeto mereceu hoje a aprovação do Governo.

O financiador russo foi a “opção preferencial” da PetroSA entre 20 candidatos à reativação da unidade industrial, em Mossel Bay, sudeste do país, num projeto avaliado em 3,7 mil milhões de rands (180,1 milhões de euros ao câmbio atual), segundo as autoridades sul-africanas.

Nesse sentido, a governante sul-africana defendeu a parceria de investimento com o banco estatal russo Gazprombank através do qual dependem os compradores europeus de gás russo, no atual quadro de sanções dos Estados Unidos e da União Euroepia contra a Rússia devido à guerra na Ucrânia.

“O Gazprom investirá numa base de partilha de riscos e benefícios. É claro que a PetroSA teria feito uma avaliação de risco em relação às sanções. A África do Sul não é o primeiro país com ligações ao Gazprombank ou a empresas russas. A Índia compra petróleo à Rússia, a UE tem relações com a Rússia e até os EUA têm relações com a Rússia. Tem havido isenções das sanções dos EUA. O que o Executivo considerou fundamental foi o investimento no país e os benefícios na redução do preço dos combustíveis”, referiu à imprensa a ministra sul-africana.

Ntshavheni salientou que o relacionamento da África do Sul com a Rússia “é impulsionado pela parceria nos BRICS”, vincando que “isso não vai mudar amanhã”.

A empresa pública PetroSA, que se encontra tecnicamente falida, encerrou a refinaria de Mossel Bay, em 2020. A unidade industrial converte gás e condensado em combustível para veículos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas