A primeira edição da Expo Natal Porto Santo chega de 6 a 14 de dezembro, transformando o Pavilhão Multiusos num verdadeiro palco natalício, no qual estarão representadas 45 empresas ligadas, direta ou indiretamente, ao encanto desta época.
Da ilha dourada participam sete empresas locais, acompanhadas por seis da Madeira, dois restaurantes, 17 artesãos que trazem retrosaria, licores, bolos tradicionais e broas, e ainda uma escola de formação cujos formandos vão apresentar e vender as suas melhores iguarias. A representação do setor agrícola inclui também dois produtores, um do Porto Santo e outro da Madeira.
Ao JM, José António Castro, presidente da Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS), entidade organizadora, sublinha que “este evento está concretamente ligado à quadra de Natal, com produtos, decorações, iguarias, frutas, verduras e tudo o que é típico da época no Porto Santo”.
Os visitantes encontrarão expositores repletos de sugestões festivas, desde pinheiros naturais e ramas até artigos variados, incluindo uma empresa dedicada a brinquedos e outra que levará carros em exposição e venda.
O ambiente será reforçado por um presépio de grandes dimensões e pela presença diária do Pai Natal, que fará as delícias dos mais novos com a entrega de presentes. A pensar nas crianças, haverá também um carrocel, um insuflável e um espaço infantil com fotografias com o Pai Natal, pinturas faciais e várias atividades.
Charrete com Pai Natal
A magia ‘desfila’ ainda, nos dias 4 e 5 de dezembro, pelas ruas do Porto Santo que receberão uma charrete com o Pai Natal, numa iniciativa alusiva ao evento, durante a qual serão oferecidos miminhos aos mais novos.
O certame, apresentado esta tarde, representa um investimento estimado entre 15 e 20 mil euros, resultante de parcerias e trocas de serviços entre entidades públicas e privadas.
A entrada no evento terá o valor simbólico de 1 euro, sendo que as crianças até aos 14 anos têm acesso gratuito.
Nuno Batista congratula Associação
Na apresentação oficial, que decorreu esta tarde, Nuno Batista, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, destacou que a realização de eventos na ilha “veio-se a confirmar extremamente importante e ajudou imenso a economia local, permitindo ter muito mais clientes durante todo o ano”.
Embora admita que ainda esteja muito longe do que pretende alcançar em termos de cartaz, acredita que este é o caminho certo.
O autarca lembrou ainda que sempre houve a intenção de envolver associações na organização das iniciativas, frisando a disponibilidade permanente do município para apoiar estes projetos.
Este ano, devido ao contexto político das eleições, o edil reconheceu que o planeamento natalício foi preparado “um pouco em cima da hora”, mas Batista deixou elogios à Associação pela concretização da Expo Natal.