A UMAR Madeira apresentou hoje os resultados do projeto ‘Olhares Abertos: Capacitação de Jovens para a Intervenção na Igualdade e Cidadania Ativa’, que teve lugar em três escolas do Funchal entre outubro 2025 e janeiro 2026 e foi apoiado pela Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude.
A apresentação projeto piloto, que atuou na área da prevenção da violência, decorreu no auditório da escola Cristóvão Colombo e contou com a presença da secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, e de representantes e docentes das escolas participantes na iniciativa.
Este projeto de intervenção social incidiu, sobretudo, na prevenção da violência entre pares (bullying e cyberbullying) e foi aplicado a jovens de três turmas, de três escolas do Funchal, uma escola básica (HBG), uma escola profissional (Cristóvão Colombo) e uma escola secundária (Jaime Moniz). O objetivo principal deste projeto foi conscientizar e consciencializar jovens, capacitando-os/as para a intervenção na promoção da inclusão e dos direitos humanos nas escolas. Tendo sido o projeto desenvolvido durante 4 meses, foi possível realizar uma média de 7 sessões em cada turma graças à enorme recetividade das docentes e abertura que as escolas sempre deram aos nossos projetos.
Este trabalho de prevenção, que idealmente deve ser contínuo para contribuir para uma efetiva mudança de mentalidades, visa tornar os/as jovens nos/as protagonistas na própria prevenção, dotando-os de ferramentas para atuar corretamente perante situações de violência, discriminação e de desigualdade.
Na ocasião, a técnica responsável pela dinamização das sessões, Valentina Silva Ferreira, apresentou a metodologia e os resultados deste projeto de forma mais aprofundada.
Refira-se que é intenção de prosseguir com o Olhares Abertos nos próximos meses, de forma a abranger mais turmas, escolas e ciclos de ensino e, pouco a pouco, contribuir para uma sociedade mais pacífica, justa e igualitária.