A Escola Secundária Francisco Franco celebra hoje, o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica com a conferência “10 Imagens, Imensas Histórias”, apresentada pelo astrónomo e comunicador Miguel Gonçalves.
A professora Teresa Lopes, organizadora do evento, explica que a iniciativa pretende “motivar os alunos e chamar a atenção para a importância da Ciência”, justificando a escolha do orador por ser “um excelente comunicador e o melhor astrónomo que nós temos”.
Durante a sessão, Miguel Gonçalves afirma que “as ciências são desbloqueadores de conversa” e que a astronomia funciona como “uma ciência de sobrevivência”, ajudando-nos a compreender fenómenos que podem afetar a vida na Terra.
Destacou também que “a Terra é um planeta seco, do ponto de vista astronómico”, e recordou que “somos todos pós das estrelas”, sublinhando a origem cósmica dos elementos que compõem a vida.
Sobre o impacto da conferência, afirmou que fica satisfeito se conseguir “despertar a curiosidade de um, dois ou três alunos”. Já a aluna do 10.º ano Mariana Rodriguez, entusiasta de Físico-Química, confessou que espera aprender algo novo: “Sempre gostei de Astronomia e acho que esta conferência me pode ensinar coisas que ainda não sabia.”