MADEIRA Meteorologia

Literacia do oceano e inovação tecnológica chega à Escola Padre Manuel Álvares

Data de publicação
10 Janeiro 2026
10:16

A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, através da coordenação do Projeto Mare Nostrum – Escola Azul, promoveu, na última semana, duas iniciativas educativas no âmbito da literacia do Oceano, em colaboração com os Serviços Educativos da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.

A primeira atividade teve lugar na terça-feira e consistiu na palestra ‘Lixo Marinho’, dinamizada pela investigadora da ARDITI Sara Bettencourt, dirigida a duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A sessão revelou-se, de acordo com o docente Renato Azevendo, “extremamente dinâmica e participativa, permitindo aos alunos aprofundar conhecimentos sobre a problemática da poluição marinha, considerada atualmente um dos maiores desafios ambientais à escala global, com consequências ambientais, sociais e geopolíticas cada vez mais evidentes”. Para além da componente informativa, os alunos foram incentivados a refletir e a debater possíveis soluções para a mitigação deste problema.

Ainda no âmbito da estratégia de envolvimento de toda a comunidade escolar, realizou-se também a atividade ‘IA na palma da mão com o Micro:bit”«’, destinada a alunos do 9.º ano. Nesta sessão, os participantes tiveram a oportunidade de utilizar o Micro:bit para treinar modelos simples de Inteligência Artificial, reconhecendo padrões de gestos e observando as respostas do dispositivo. A atividade permitiu compreender, de forma prática, como as máquinas aprendem, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e a aplicação de conhecimentos nas áreas da ciência e da tecnologia.

A sessão contou com a orientação do professor e investigador João Batista, dos Serviços Educativos da ARDITI, entidade que constitui um dos principais parceiros do Projeto Mare Nostrum da Escola Secundária da Ribeira Brava. A iniciativa destacou ainda a importância da utilização das novas tecnologias e da Inteligência Artificial na investigação científica, nomeadamente no estudo e na proteção dos oceanos.

“Estas ações reforçam o compromisso da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com a educação para a sustentabilidade, a inovação pedagógica e a formação de cidadãos conscientes e informados sobre os desafios ambientais do presente e do futuro”, remata o docente, em comunicado enviado à imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual a avaliação que faz do espetáculo de fogo de artifício deste ano?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas