MADEIRA Meteorologia

Aluna da EB23 do Caniço conquista primeiro lugar Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Março 2025
14:09

No dia 14 de março de 2025, data em que se celebram o Dia do Pi e o Dia Internacional da Matemática, a Universidade de Aveiro acolheu a 18.ª edição do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM18).

Um evento que reuniu cerca de 1800 alunos de 343 escolas de todo o país, “destacando-se a participação de Maria Cecília Teixeira, aluna do 9.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, que alcançou o primeiro lugar nacional no jogo “Produto”, na categoria do 3.º ciclo, sendo o segundo ano consecutivo em que a escola obtém uma aluna vencedora nesta categoria”, como deu nota o estabelecimento de ensino, em comunicado.

“A jornada de Maria Cecília até ao título nacional começou com uma vitória no Campeonato Escolar de Jogos Matemáticos, realizado a 16 de dezembro de 2024, no Caniço Shopping. Posteriormente, sagrou-se campeã regional no 9.º Campeonato Regional de Jogos Matemáticos, que decorreu a 21 de fevereiro de 2025, no Funchal, garantindo assim a sua presença, representando a Região Autónoma da Madeira, no CNJM18.

  • Aluna da EB23 do Caniço conquista primeiro lugar Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A participação no campeonato nacional foi possível graças ao apoio da direção da escola, do Programa Provas Dadas (da Direção Regional de Juventude) e com o apoio da Direção do Caniço Shopping, que contribuíram para as despesas de viagem, estadia e alimentação. Este último apoiou desde o início desta caminhada proporcionando o espaço e os prémios para o Campeonato Escolar de Jogos Matemáticos. Um agradecimento especial é dirigido à organização regional, nomeadamente a Márcia Temtem e Henrique Flores, pelo suporte e coordenação proporcionados.

A conquista de Maria Cecília Teixeira não só enaltece a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, como também evidencia a importância dos jogos matemáticos de tabuleiro no desenvolvimento de competências essenciais, tais como: Raciocínio lógico e estratégico; Concentração e atenção; e Socialização e trabalho em equipa.

Esta vitória reflete o empenho e a dedicação dos alunos e professores na promoção de uma aprendizagem dinâmica e envolvente, onde a matemática se alia ao lúdico para potenciar o desenvolvimento integral dos estudantes”, escreve ainda a escola.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas