MADEIRA Meteorologia

‘Vinum com alma’: 9 vinhas portuguesas nas melhores 100 do mundo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Outubro 2021
15:12

O World's Best Vineyards é uma listagem anual que destaca os melhores destinos de enoturismo do mundo. Os candidatos são nomeados por cerca de 600 profissionais do vinho, viagens e enoturismo, oriundos de todo o mundo, que constituem o World's Best Vineyards Academy

É um número muito interessante para Portugal. Após a divulgação World's Best Vineyards que destaca as 100 melhores experiências vínicas do mundo, Portugal surge em lugar de destaque com 9 quintas/produtoras em destaque, após a escolha de 600 especialistas em enoturismo, viagens e vinho. São distinguidos os melhores lugares para degustar vinhos incríveis e aprender sobre vinificação e cultivo de uvas. Muitos também oferecem vistas soberbas, restaurantes e locais para ficar.

Os produtores portugueses lideraram a edição de 2021, em igualdade com o Chile, com sete produtores cada no Top 50, dos quais cinco do Douro e dois da região dos Vinhos Verdes.

Naturalmente, a grande maioria das vinhas surge integrada nas paisagens do Douro. Uma distinção que é significativa mais uma vez tendo em conta a dimensão do nosso país para o número de produtores que possui.

Ressalve-se aqui, também, que estes números demonstram um grande empenho de todos os produtores de vinho de Portugal no enoturismo, em aproximar as pessoas do vinho, na partilha de conhecimento, de sabores e sentidos.

Muitas das quintas da lista também oferecem algo um pouco diferente - como um passeio em carruagem vintage puxada por cavalos pelo vinhedo, tapas em meio a uma coleção de carros clássicos restaurados, arte de nomes como Pablo Picasso e aulas de culinária sobre um fogo aberto. A escolha é sua.

Fique a conhecer as reações dos distinguidos:

Quinta do Crasto
"Reconhecimento importante para o Crasto"

"É sempre com enorme orgulho que recebemos uma distinção. Este é mais um reconhecimento importante para a marca Quinta do Crasto. Estarmos pelo terceiro ano consecutivo entre as melhores experiências vínicas do mundo é algo que nos honra profundamente. O resultado do trabalho de uma equipa coesa permite-nos manter um nível de qualidade consistente ao longo dos anos. Mostrarmos as nossas vinhas, darmos a conhecer os processos de produção e darmos a provar os nossos vinhos é algo que nos enche de satisfação".

Quinta da Aveleda
"Estamos no caminho certo"

"Efetivamente ficamos muito contentes com esta distinção que nos coloca em 2º lugar a nível nacional e em 19º a nível mundial, o que nos deixa bastante orgulhosos e com a certeza que estamos no caminho certo. Ainda não tínhamos obtido nenhum prémio desta organização.
Esta distinção mostra que a nossa aposta na viticultura e no enoturismo nos últimos anos estão a dar bons resultados, que se refletem não só na qualidade dos nossos vinhos, mas também no aumento da procura de experiências de Enoturismo na Quinta da Aveleda".


Soalheiro
"O desafio é manter esta essência"

"O Soalheiro tem sido muitas vezes distinguido a nível nacional e internacional, mas esta é a primeira vez que recebemos esta distinção. Este é um trabalho que fazemos desde sempre, começou quando a Dona Palmira abria as portas da casa da família para receber quem nos visitava e continua até hoje. Para nós, é uma honra sermos distinguidos entre tantas adegas de prestígio mundial e é um reconhecimento para o trabalho de todo o território que vem colocando Monção e Melgaço como um destino de referência para o enoturismo.

Quinta do Noval
"Reconhecimento do trabalho das nossas equipas"

"No ano passado a Noval ficou no lugar 49.º e em 2021 no 29.º lugar, o que nos deixa muito orgulhosos. A Quinta do Noval é um produtor histórico de vinho do Porto (desde 1715), com base em Vale de Mendiz, no coração do Douro, mas que atrai pessoas de todo o mundo que vêm visitar a nossa Quinta e as nossas duas wine shops em Gaia e no Pinhão. Fazer parte desta lista é ver reconhecido o trabalho das nossas equipas que contribuem para o desenvolvimento do sector dos vinhos do Porto e do Douro.

Quinta do Bomfim
"Prémio reforça a visibilidade em todo o mundo"

"O Centro de Visitas da Quinta do Bomfim foi classificado, pela segunda vez no histórico deste concurso no ranking das 50 melhores vinhas para visitar em todo o mundo. Em 2019, a Quinta do Bomfim já tinha sido classificada (no 37º lugar) nesta listagem. Muitos parabéns à nossa equipa de enoturismo, com uma especial menção para todos aqueles que trabalham no Centro de Visitas da Quinta do Bomfim e que através deste prémio reforçam a visibilidade deste em todo o mundo. Todos os anos procuramos melhorar a experiência de quem nos visita".

Quinta do Vallado
"Sinal de que Portugal é uma referência"

"Ficamos muito contentes por estar incluídos nas melhores 100 vinhas do mundo pela primeira vez, nesta que é a terceira edição deste prémio. É um grande orgulho ver 9 produtores portugueses nesta edição. 7 mais do que no ano anterior. É um sinal claro que Portugal é cada vez mais uma referência no mundo dos vinhos e enoturismo, e é para nós um grande orgulho fazer parte deste grupo de marcas Portuguesas".

Quinta da Pacheca
"É mais difícil manter o topo do que lá chegar"

"É uma grande responsabilidade, porque é sabido que é mais difícil manter no topo uma instituição, ou uma marca, do que lá chegar. Na Quinta da Pacheca, felizmente, quase todos os anos recebemos prémios. Desde 2015 que, por exemplo, o concurso "Best of Wine Tourism" nos atribui prémios. Isso aconteceu na categoria Alojamento, Restaurante Vínico, ou Experiências Inovadoras. Em 2019 vencemos o prémio global. Em Portugal, fomos considerados o Melhor Enoturismo pelo Guia Boa Cama Boa Mesa, do Expresso, e Melhor Enoturismo pela Revista de Vinhos."

Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
"Somos o único Relais&Châteaux no Douro"

"É motivo de orgulho não só para nós, bem como para Portugal em geral, vermos reconhecida a excelência da nossa hospitalidade enquanto único Relais & Châteaux no Douro assim com a qualidade das experiências que disponibilizamos - são mais do que argumentos para os visitantes portugueses e estrangeiros conhecerem ou até revisitarem a região vitivinícola que é o vale do Douro."

Marco Freitas (vinum com alma)

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas