MADEIRA Meteorologia

Grupo Sousa já produz mais energia verde do que consome

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Maio 2021
5:00

As empresas do Grupo Sousa localizadas na Madeira atingiram, no ano passado, um novo marco na produção de energia verde, livre de emissões, ao atingirem os 5,02 gigawatt-hora

O operador marítimo-portuário alcançou um superavit de 57% no balanço energético entre a energia verde produzida e consumida, através da energia eólica produzida pela WINDMAD e do sistema fotovoltaico da LOGISLINK em autoconsumo.

"Atingimos um momento importante, que muito nos orgulha, no percurso que temos vindo a fazer para tornar as nossas operações mais amigas do ambiente", regozijou-se, em declarações ao JM-Madeira, Pedro Amaral Frazão, administrador do Grupo Sousa.

O consumo anual de energia do Grupo Sousa nas geografias onde opera, em Portugal Continental, nos Açores, na Madeira, em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, cifrou-se em 3,20 Gigawatt-hora.

"Este superavit de 57%, no balanço energético entre a energia verde produzida e aquela que foi consumida por todas as empresas do Grupo Sousa, resulta da política de responsabilidade e sustentabilidade corporativa que tem vindo a ser prosseguida nas operações e serviços de apoio, em alinhamento com as melhores práticas ambientais", explica Pedro Amaral Frazão.

O administrador do Grupo Sousa destaca a importância de a empresa caminhar para a neutralidade carbónica, "idealmente até para zero emissões", mas admite estar consciente que se trata de um processo longo e dinâmico, seja porque está dependente das soluções tecnológicas que venham a afirmar-se ao longo do tempo, seja pela disponibilidade de combustíveis menos poluentes nas geografias onde o grupo opera.

"O importante será, com toda a certeza, traçarmos metas realistas que traduzam o justo equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade ambiental e económica, por forma a garantirmos os compromissos para com os nossos clientes, fornecedores e parceiros, com as menores incidências ambientais que, a cada momento, for possível assegurarmos de forma sustentada", conclui.

Nascido na Madeira, o operador marítimo-portuário, de logística, energia e turismo tem sede no Funchal, contando com mais de 814 colaboradores e um volume de negócios consolidado de 169 milhões de euros.

O Grupo Sousa é, atualmente, o maior e único armador português, constando da lista dos 100 maiores armadores do mundo do ranking Alphaliner.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas