MADEIRA Meteorologia

Grupo Sousa já produz mais energia verde do que consome

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Maio 2021
5:00

As empresas do Grupo Sousa localizadas na Madeira atingiram, no ano passado, um novo marco na produção de energia verde, livre de emissões, ao atingirem os 5,02 gigawatt-hora

O operador marítimo-portuário alcançou um superavit de 57% no balanço energético entre a energia verde produzida e consumida, através da energia eólica produzida pela WINDMAD e do sistema fotovoltaico da LOGISLINK em autoconsumo.

"Atingimos um momento importante, que muito nos orgulha, no percurso que temos vindo a fazer para tornar as nossas operações mais amigas do ambiente", regozijou-se, em declarações ao JM-Madeira, Pedro Amaral Frazão, administrador do Grupo Sousa.

O consumo anual de energia do Grupo Sousa nas geografias onde opera, em Portugal Continental, nos Açores, na Madeira, em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, cifrou-se em 3,20 Gigawatt-hora.

"Este superavit de 57%, no balanço energético entre a energia verde produzida e aquela que foi consumida por todas as empresas do Grupo Sousa, resulta da política de responsabilidade e sustentabilidade corporativa que tem vindo a ser prosseguida nas operações e serviços de apoio, em alinhamento com as melhores práticas ambientais", explica Pedro Amaral Frazão.

O administrador do Grupo Sousa destaca a importância de a empresa caminhar para a neutralidade carbónica, "idealmente até para zero emissões", mas admite estar consciente que se trata de um processo longo e dinâmico, seja porque está dependente das soluções tecnológicas que venham a afirmar-se ao longo do tempo, seja pela disponibilidade de combustíveis menos poluentes nas geografias onde o grupo opera.

"O importante será, com toda a certeza, traçarmos metas realistas que traduzam o justo equilíbrio entre os pilares da sustentabilidade ambiental e económica, por forma a garantirmos os compromissos para com os nossos clientes, fornecedores e parceiros, com as menores incidências ambientais que, a cada momento, for possível assegurarmos de forma sustentada", conclui.

Nascido na Madeira, o operador marítimo-portuário, de logística, energia e turismo tem sede no Funchal, contando com mais de 814 colaboradores e um volume de negócios consolidado de 169 milhões de euros.

O Grupo Sousa é, atualmente, o maior e único armador português, constando da lista dos 100 maiores armadores do mundo do ranking Alphaliner.

Por Patrícia Gaspar

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas