MADEIRA Meteorologia

Táxis: AITRAM reforça propostas ao Governo Regional

Data de publicação
03 Junho 2025
18:41

A direção da AITRAM, liderada por António Loreto, reuniu-se hoje com o titular da pasta dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues.

Caducidade dos alvarás, convenção das tarifas para 2016, idade limite dos táxis, conexão dos taxímetros com o programa de faturação e verificação periódica dos taxímetros foram questões abordadas.

De acordo com um comunicado da AITRAM, tratam-se de assuntos que estão em análise por parte do Governo Regional que “afetam e preocupam” a associação.

Relativamente à caducidade dos alvarás, a AITRAM “solicitou uma análise jurídica pelos técnicos do IMT Madeira IP-RAM, da possibilidade de adaptar à Região alguns pontos como, por exemplo, a caducidade dos Alvarás, por morte do titular, quando se trata de Empresários em nome Individual”.

Defende a associação que “deve ser dado um prazo de um ano, após a morte e assim dar a possibilidade aos seus herdeiros de poderem fazer a legal transmissão da referida licença para os seus legítimos herdeiros, dando assim a possibilidade de darem continuidade à atividade, até porque muitas famílias dependem dos rendimentos desta atividade”.

Sobre a convenção das tarifas para 2026, a AITRAM adianta que apresentou uma proposta “que será analisada e que só poderá entrar em vigor a 1-1-2026, tendo em conta os parâmetros legais e que se proceda à sua aprovação, por parte do Governo Regional, entidade com competências para tal”.

No que respeita à idade limite dos táxis, foi solicitado que, quanto ao prazo limite para a mudança de viatura, após completar 15 anos de idade e que está estipulada em 31-12-2025, seja adiada e prorrogada para 31-12-2027.

“A AITRAM tem sido persistente, com o Governo Regional, no sentido de alargar este prazo para 31-12-2027, dando assim a possibilidade de os proprietários dos táxis terem mais tempo para a aquisição das viaturas e também aos Stands a capacidade de resposta à grande quantidade de viaturas que serão necessárias para a renovação de toda a frota e substituição de todas as viaturas com mais de 15 anos. Este pedido é também justificado com a redução substancial de circulação dos táxis durante a pandemia do Covid-19”, sustenta a associação.

Sobre a conexão dos taxímetros com o programa de faturação, a AITRAM diz que foi “solicitado que seja prorrogado o prazo de 30-06-2025 para 31-12-2025 e com entrada em vigor a 1-1-2026 da interligação dos taxímetros com o programa de faturação, coincidindo assim com a alteração do tarifário que se prevê acontecer entre novembro e dezembro de 2025 e com efeitos legais a partir de 1-1-2026”.

Foi também solicitado ao secretário regional, “a alteração da portaria 98/2025, de 12 de março, no seu ponto 1 do artigo 7, para que a verificação periódica dos taxímetros seja anual sem validade da sua realização, a exemplo dos anos anteriores”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas