MADEIRA Meteorologia

Serviço de polinização manual custa 3 euros + IVA por anoneira

Data de publicação
29 Junho 2025
10:03

Este ano, a GESBA, numa cooperação estabelecida com a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, disponibiliza o serviço de polinização manual aos produtores de anona, com um custo unitário de 3 euros por árvore, acrescido de IVA.

Em comunicado, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas destaca que nos últimos anos, os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente o aumento da temperatura e a redução da humidade relativa durante as fases de floração e vingamento, “provocaram quebras acentuadas na produção”.

Perante este cenário, e no âmbito das políticas públicas de apoio à resiliência do setor agrícola, o Governo Regional, em articulação com a Empresa de Gestão do Setor da Banana, introduziu e promoveu a técnica de polinização manual como forma de garantir a sustentabilidade produtiva desta cultura estratégica.

A medida tem-se revelado “fundamental, permitindo aumentar significativamente a produtividade, melhorar a qualidade do fruto e assegurar rendimentos mais justos para os produtores, através da obtenção de anonas maiores, mais uniformes e com elevado valor comercial”, justifica o Secretário Regional de Agricultura e Pescas.

Nuno Maciel considera que “a GESBA é hoje muito mais do que uma empresa de gestão da banana. Enquanto entidade pública vocacionada para a gestão e valorização de fileiras agrícolas estratégicas, tem vindo a alargar o seu âmbito de intervenção a novas culturas, contribuindo ativamente para a modernização e sustentabilidade do setor agrícola madeirense”.

Nessa perspetiva, “é importante realçar que, recentemente, o Centro Hortofrutícola de Santana, sob gestão da empresa, foi certificado para operar na preparação, distribuição e comercialização de produtos frutícolas em modo de produção biológica, cumprindo todos os requisitos legais e sanitários exigidos para o fornecimento às grandes superfícies, assegurando canais de escoamento estáveis e valorizados para os produtores regionais”, relembra o governante.

Atualmente, a GESBA expede, em média, 25 contentores por semana para o mercado continental. Volume este que, de acordo com a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, “representa já um contributo significativo para a valorização da produção madeirense e para o reforço da presença da agricultura regional nos mercados externos”.

“A diversificação da oferta, com produtos como a pera-abacate, a anona e a manga, já integrados na operação comercial da GESBA, reforça a ambição de consolidar a notoriedade da marca Madeira como origem de excelência e sustentabilidade”, destaca a tutela.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas