O período de investimento do Programa de Recapitalização Estratégica, criado para ajudar a reforçar o capital e a solvência de empresas viáveis, foi prorrogado até 31 de dezembro de 2023, anunciou hoje a secretaria regional da Economia.
O instrumento gerido pelo Banco Português de Fomento e criado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é de âmbito territorial nacional, e dispõe de 200 milhões de euros para investimento direto em empresas, com recurso a instrumentos de capital ou quase-capital, em parceria com investidores privados.
Em comunicado, o secretário regional da Economia, que tem a tutela dos apoios às empresas, diz que se trata de "mais um instrumento ao dispor das empresas madeirenses e que, como o programa indica, vem colmatar uma falha de mercado no que diz respeito ao acesso a instrumentos financeiros e de capital".
Conforme realça Rui Barreto, "os empresários devem aproveitar a presença física do Banco Português de Fomento na Região, que abriu recentemente uma dependência de atendimento na loja do Cidadão, para procurarem conhecer os instrumentos de financiamento existentes, e que se adequem às suas necessidades".
Rui Barreto adianta que o BPF já apoia centenas de empresas regionais de todos os sectores, salientando que "o protocolo assinado entre a instituição bancária e o Governo Regional, cria condições propícias ao investimento e à inovação na Região".
As operações de investimento ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica são direcionadas para empresas não financeiras viáveis, que desenvolvam atividade em território nacional, e que cumpram as condições de elegibilidade.
O Programa de Recapitalização Estratégica conta com 400 milhões de euros de dotação global, através de fundos do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), tendo por objetivo estimular o crescimento sustentável da economia.
As candidaturas deverão ser submetidas, totalmente instruídas, pelos intermediários financeiros (Sociedades de Capital de Risco ou Sociedades Gestoras de Capital de Risco) para o endereço de email fdcr@bpfomento.pt ou para o número 351 226 165 280, após consulta da Ficha de Produto detalhada e restantes documentos de suporte à candidatura.
Iolanda Chaves