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Pandemia penalizou a comercialização do Vinho Madeira

JM-Madeira

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Data de publicação
22 Janeiro 2021
12:47

Segundo os dados fornecidos pelo IVBAM - Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P., em 2020, a comercialização de vinho generoso "Madeira" rondou os 2,6 milhões de litros, gerando 14,6 milhões de euros de receitas de primeira venda. Face a 2019, observaram-se decréscimos de 17,0% e 21,6% na quantidade e em valor, respetivamente.

Por referência à série disponível na Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), sobre esta temática, que tem início em 1976, a quantidade comercializada em 2020 foi a mais reduzida desde aquele ano, enquanto o valor de primeira venda, sem descontar a inflação, constituiu-se como a mais baixa dos últimos 11 anos.

Em 2020, segundo a DREM, o mercado nacional apresentou uma forte quebra quer nas quantidades (-56,0%), quer em valor (-53,8%), influenciado pelo decréscimo verificado nas vendas feitas na Região (-62,4% em quantidade e -55,6% em valor). Seguindo a mesma tendência, as vendas efetuadas para o Continente apresentaram decréscimos de 28,4% e de 47,2% em quantidade e valor, respetivamente.

O mercado extracomunitário registou igualmente uma redução nas quantidades vendidas (-18,4%) e em valor (-21,3%), o mesmo acontecendo no mercado intracomunitário, em que tanto as quantidades vendidas como as receitas de primeira venda também recuaram (-3,7% e -2,3% respetivamente).

Desagregando por país, no mercado intracomunitário, a França voltou a afirmar-se como principal mercado, observando-se acréscimos face a 2019, de 2,1% nas quantidades e de 7,5% no valor. Em contraponto, há a assinalar as quebras verificadas no mercado holandês, que registou o maior decréscimo tanto nas quantidades (-35,4%) como em valor (-23,8%).

No mercado extracomunitário, destaque para o comportamento das quantidades vendidas para a Suíça, com um crescimento de 21,5%, o que se refletiu num aumento em valor de 20,5%. Os E.U.A., principal mercado extra-UE de vinho "Madeira", reduziram as importações deste produto, em volume (-30,8%), e em valor (-41,4%).

Do total comercializado, 70,0% correspondeu a vinho engarrafado, vendido em média a 6,80 euros/litro (7,02 euros/litro em 2019). O restante vinho foi vendido a granel a um preço médio de 2,67 euros/litro (sem alteração face a 2019).

No que respeita ao 4.º trimestre de 2020, a comercialização de vinho generoso "Madeira" registou uma variação homóloga negativa tanto nas quantidades (-16,8%) como em valor (-23,8%).

Certificação de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição voltou a diminuir em 2020

Ainda de acordo com a DREM, em 2020, a certificação de bordados, tapeçarias e artigos de guarnição representou uma receita de primeira venda de 488,3 milhares de euros, -10,4% que em 2019, mantendo a tendência de queda dos quatro anos anteriores. Aquele decréscimo foi influenciado pela diminuição observada no mercado regional e nas vendas para o Continente, que no seu conjunto, rondou os -56,6%. Ao invés, a comercialização para o mercado estrangeiro aumentou 27,6%.

No ano em análise, cerca de 78,1% das vendas foram feitas no mercado externo (381,4 milhares de euros). Os Estados Unidos (306,8 milhares de euros) e o Reino Unido (49,9 milhares de euros) foram os principais mercados de destino deste tipo de artigos. As variações homólogas relativas aos referidos mercados foram de +81,7% e de -4,6%, respetivamente.

A pandemia acabou por influenciar negativamente as vendas no mercado regional que dependem em larga medida do Turismo, com o valor do bordado certificado a recuar 57,4% em 2020, fixando-se nos 100,8 milhares de euros (o valor mais baixo da série disponível na DREM, que tem início em 1998).

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