MADEIRA Meteorologia

Madeirense mestre chocolateiro a bordo do MSC ‘Grandiosa’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Novembro 2023
13:04

Jonas Freitas tem 28 anos, é natural da freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, e ingressou na MSC, na qualidade de mestre chocolateiro, em 2018. Isto, já depois de ter tido a experiência da emigração.

"Tive na Venezuela por seis anos. Abrimos uma fábrica de chocolate lá e logo voltei para Portugal", quando esteve a trabalhar numa conhecida unidade hoteleira no Algarve, em Armação de Pêra.

O mestre chocolateiro realça os aspetos positivos da sua profissão e enumerou os destinos pelos quais passou ao longo destes cinco anos de atividade. Desde as Caraíbas ao Japão, passando pelos fiordes da Noruega.

Antes disso, recordou o carinho que tem pela Região: "Comecei na Escola Atlântico, quando tinha 14 anos em um curso profissional e fiz toda a minha carreira aqui. Aprendi com grandes chefes cá, no Funchal".

Sobre a experiência profissional que vive, assume-se grato e diz ser um "desafio".

"É um grande desafio, porque saímos da nossa zona de conforto, da nossa ilha. Acho que conheci mais do mundo com a MSC, nestes anos, do que propriamente se tivesse um trabalho normal, em terra".

Jonas Freitas destacou, por fim, o selo de qualidade dos chocolates que fazem as delícias dos passageiros.

"Todos os produtos são fabricados a bordo e fazemos questão que todos os ingredientes cheguem ao navio e sejam produzidos exclusivamente a bordo. Nada é trazido de fora e vendido cá. Tudo é feito cá, fresco, com a máxima qualidade e transparência", realçou, explicando que cada cliente poder criar a sua barra de chocolate, completamente personalizável.

Recorde-se que o MSC ‘Grandiosa’ faz hoje a sua escala inaugural no Funchal, onde também está o navio ‘Divina’, da MSC, e o 'Azamara', este virado para um segmento de luxo, de outra companhia.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas