O secretário regional da Economia, Rui Barreto, acompanhado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, Duarte Freitas, está a representar a Região Autónoma da Madeira na FINBRASIL-2023, evento que decorre, entre esta terça e quarta-feira, em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, no Brasil.
Conforme informa uma nota enviada à redação, a missão prevê ainda contactos no âmbito da 'X Reunião das Câmaras de Comércio Portuguesas', uma iniciativa que decorre também em Florianópolis, entre os dias 30 e 31 de março, e que é promovida e organizada pela Rede das Câmaras de Comércio Portuguesas e pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.
A Madeira já havia sido convidada, em 2020, para participar numa reunião com as Câmaras de Comércio Portuguesas, na altura seria em Fortaleza, mas o evento acabou por ser cancelado, em virtude dos acontecimentos que sucederam ao surto pandémico da COVID-19.
Segundo a mesma nota, a participação regional na FINBRASIl- 2023 constitui uma oportunidade, não apenas porque marca presença na maior e mais importante feira multissectorial da América Latina, mas é também mais uma oportunidade de dar a conhecer a Madeira e o Porto Santo para os empresários que pretendam investir na Região ou reforçar os laços comerciais já existentes entre empresas e empresários madeirenses.
Esta missão ao Brasil, que engloba a participação na FINBRASIL-2023, e a presença na 'X Reunião das Câmaras de Comércio Portuguesas', estão em linha com os objetivos do Governo Regional e da União Europeia, no sentido de dinamizar e criar outras dinâmicas e dimensões para a economia regional.
Também por isso, esta é uma missão que é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial, contando, para o efeito, com fundos comunitários, no âmbito do FEDER, destinados, precisamente, à promoção e internacionalização das empresas regionais.
De referir que este evento se realiza, este ano, no Centro de Convenções - CentroSul, importantes representantes e expositores das mais diversas áreas de atividade económica, as quais vão desde a tecnologia às energiais renováveis, passando pela saúde, o agronegócio, as 'smart cities' e o turismo.
Redação