MADEIRA Meteorologia

Inflação na Madeira subiu para 3,6% em fevereiro

Data de publicação
12 Março 2025
15:16

A taxa de variação média dos últimos 12 meses do Índice de Preços no Consumidor (IPC) na Região Autónoma da Madeira (RAM) atingiu 3,6% em fevereiro de 2025, refletindo um aumento de 0,1 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior.

De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira, a inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, situou-se em 3,9%, também com um acréscimo de 0,1 p.p. em relação a janeiro. No que toca à evolução dos preços, os bens registaram um aumento de 2,1%, enquanto os serviços apresentaram uma subida mais expressiva de 5,5%.

As classes que mais contribuíram para o aumento do IPC na Madeira foram “Restaurantes e Hotéis” (9,5%), “Comunicações” (5,9%) e “Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis” (4,7%). Em sentido oposto, “Vestuário e Calçado” foi a única classe a apresentar uma variação negativa, com uma descida de 0,2%.

A nível nacional, o IPC registou uma variação média de 2,5%, também com um aumento de 0,1 p.p. em relação ao mês anterior.

Em termos homólogos, comparando fevereiro de 2025 com o mesmo período de 2024, os preços na RAM aumentaram 4,1%, menos 0,2 p.p. do que em janeiro. No País, a taxa homóloga fixou-se em 2,4%.

A variação mensal do IPC na Madeira foi de 0,3% em fevereiro, superior ao aumento de 0,1% registado no mês anterior. No território nacional, a tendência foi inversa, com uma descida de 0,1% (-0,5% no mês precedente).

No setor da habitação, prossegue a mesma fonte, o valor médio das rendas por metro quadrado de área útil na Madeira subiu 0,4% face a janeiro de 2025 e 7,6% em relação a fevereiro do ano anterior. No mês anterior, estas variações tinham sido de 1,1% e 8,0%, respetivamente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas