Comprar casa na Região Autónoma da Madeira ficou 15,6% mais caro no último ano, segundo o mais recente índice de preços do idealista, divulgado esta segunda-feira. O custo médio por metro quadrado na região atingiu 3.684 euros, o terceiro valor mais elevado do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa (4.151 euros/m²) e do Algarve (3.849 euros/m²).
De acordo com o idealista, a Madeira e Porto Santo registaram aumentos significativos no preço das habitações. A ilha da Madeira registou uma subida de 15,4% em termos anuais, enquanto Porto Santo apresentou a maior variação do país, com um acréscimo de 29,9%.
Entre as capitais de distrito e regiões autónomas, o Funchal é a segunda cidade mais cara do país para comprar casa, com 3.907 euros/m², apenas ultrapassada por Lisboa (5.886 euros/m²). A capital madeirense registou ainda uma subida de 12,2% face a outubro de 2024, o que confirma a forte valorização do mercado imobiliário regional.
O relatório sublinha que todas as regiões portuguesas registaram aumentos de preços no último ano, com os Açores (+20,8%) a liderar a subida, seguidos pelo Alentejo (+18,7%) e pela Madeira (+15,6%).
O índice de preços imobiliários do idealista é calculado com base nos valores medianos de oferta publicados na plataforma, excluindo anúncios atípicos e imóveis com preços fora de mercado.