MADEIRA Meteorologia

Dívida das famílias, empresas e Estado sobe 2,3% em fevereiro para 820.511 ME

Data de publicação
23 Abril 2025
12:52

O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou cerca de 2,3% em fevereiro, em termos homólogos, para 820.511 milhões de euros, anunciou hoje o BdP.

No final de fevereiro deste ano, o endividamento do setor privado – que inclui empresas e particulares – representava 457.379 milhões de euros, enquanto a dívida do setor público – que inclui administrações públicas e empresas públicas – totalizava 363.132 milhões de euros, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Face a janeiro, o aumento do endividamento do setor não financeiro foi maioritariamente impulsionado pelo setor privado, que cresceu 1.100 milhões de euros, destacando-se o endividamento dos particulares, que cresceu cerca de 800 milhões de euros, principalmente “por via do crédito à habitação”.

Entre as empresas privadas, a subida de cerca de 300 milhões de euros reflete “sobretudo um aumento perante o setor financeiro (mais 800 milhões de euros), parcialmente compensado por uma redução junto do exterior (menos 500 milhões de euros)”.

O endividamento do setor público, por sua vez, “praticamente não se alterou”.

Segundo os dados do banco central, o aumento do endividamento junto do exterior (2.500 milhões de euros) – através da aquisição de títulos de dívida pública por não residentes – e junto dos particulares (500 milhões de euros) – com destaque para a subscrição de certificados de aforro –, opôs-se à redução do endividamento do setor público perante as administrações públicas, em cerca de 3.000 milhões de euros, numa variação atribuída principalmente à diminuição das responsabilidades em depósitos do Tesouro.

No mês em análise, o endividamento das empresas privadas teve uma taxa de variação anual (tva) – que exclui o impacto das variações que não tenham sido motivadas por transações propriamente ditas – de 0,5%, abrandando face aos 0,7% de janeiro.

Já entre os particulares, a tva subiu 4,5%, também acima do registado em janeiro (4,0%), com o BdP a assinalar que se mantém “a tendência de aumento observada nos últimos meses”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas