O Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) revela que, no mês de novembro de 2022, a atividade económica regional manteve a trajetória positiva de crescimento, embora a um ritmo inferior ao registado no mês anterior.
Segundo a Direção Regional de Estatística da Madeira, a performance do setor do turismo deu um importante contributo para o crescimento da economia, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 19,9% nesse mês, contudo, abaixo dos 21,8% verificados em outubro.
A emissão de energia elétrica - um indicador associado à evolução da atividade económica - registou um crescimento de +0,8%, em novembro de 2022, ligeiramente acima do valor verificado no mês anterior (+0,7%). Em terreno negativo continua a introdução no consumo de gasóleo, que, em novembro, voltou a decrescer (-5,3%) e numa expressão superior à do mês precedente (-4,1%), dando, assim, continuidade a uma tendência iniciada em abril último, primeiro de desaceleração e depois, a partir de agosto, de queda.
Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, a mesma fonte verifica que, em novembro de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,6 novas sociedades, rácio superior ao verificado nos 3 meses imediatamente anteriores.