MADEIRA Meteorologia

Clima de negócios para trabalhadores independentes na Alemanha melhora ligeiramente

Data de publicação
18 Março 2025
11:26

O clima de negócios para os trabalhadores independentes e microempresas na Alemanha melhorou ligeiramente em fevereiro, depois de um ambiente de crise no início do ano, considerou hoje o instituto alemão Ifo.

Num comunicado hoje divulgado, o Ifo afirma que o “Jimdo-ifo Business Climate Index for the Self-Employed” subiu para menos 21,1 pontos, contra menos 24,9 pontos em janeiro, e diz que a insatisfação com a situação atual diminuiu.

Os trabalhadores independentes estão menos pessimistas em relação aos próximos meses, indica o Ifo. “Os trabalhadores independentes esperam um impulso positivo do novo Governo alemão”, afirma Katrin Demmelhuber, especialista da ifo.

Apesar da esperança, o clima económico dos trabalhadores independentes continua a ser muito mais negativo do que o da economia em geral, considera o Ifo, que adianta que depois da tendência descendente dos últimos meses, registou-se uma evolução positiva do clima no setor da hotelaria e restauração.

As empresas de consultoria de gestão, os ‘freelancers’ e os profissionais criativos também registaram uma melhoria da atividade.

“Ainda há muito espaço para novas encomendas e maior procura entre os trabalhadores independentes”, diz Demmelhuber.

Para atenuar a fraca situação das encomendas, as empresas estão também a contar menos com aumentos de preços nos próximos meses.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas