MADEIRA Meteorologia

Alimentação: Cabaz da DECO PROteste “custa mais 10 euros do que há um ano”

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
13 Novembro 2025
16:41

A tendência decrescente no poder de compra dos portugueses acentuou-se na última semana, de acordo com a análise ao cabaz alimentar da DECO PROteste.

O cabaz, constituído por 63 produtos alimentares essenciais, ficou 0,61€ mais caro face à semana anterior, custando agora mais 10,02 euros (+4,27%) do que há um ano, segundo informou a associação de defesa do consumidor.

“O preço atual de 244,95 euros, resultado de quatro semanas de aumentos consecutivos, é o segundo valor mais alto desde o início da análise em 2022, estando a uma distância de 84 cêntimos do recorde atingido a 16 de julho de 2025 (245,79€)”, lê-se na análise que foi enviada às redações.

Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por: Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas