MADEIRA Meteorologia

Greve de funcionários consulares de Portugal no Brasil mantém-se após reunião com Governo

Data de publicação
14 Fevereiro 2025
16:05

A greve dos funcionários consulares de Portugal no Brasil, marcada para março, mantém-se após o encontro de hoje entre o sindicato e a secretária de Estado da Administração Pública, estando previstas mais reuniões antes do protesto, disse fonte sindical.

Marisa Garrido recebeu hoje representantes do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE), com a greve de quatro semanas a ser um dos temas principais do encontro, segundo a secretária-geral do STCDE.

De acordo com Rosa Teixeira, a situação em que estes funcionários da Administração Pública portuguesa no Brasil se encontram foi explicada e entregue documentação.

“Foi uma abordagem muito descritiva e documental para a secretária de Estado e os membros do seu gabinete poderem inteirar-se das situações”, afirmou.

Por seu lado, Marisa Garrido terá anunciado a intenção de mais encontros com este sindicato e, segundo Rosa Teixeira, demonstrado a intenção de deixar escrito qualquer eventual acordo.

O STCDE anunciou uma greve de quatro semanas nos postos consulares e embaixadas de Portugal no Brasil, entre os dias 03 e 27 de março.

Trata-se de uma resposta dos trabalhadores por serem os únicos dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da Administração Pública portuguesa a não terem o seu salário fixado em euros.

Rosa Teixeira disse ainda que, já depois deste encontro, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas a informou que já tinha conversado com Marisa Garrido e que irá realizar-se uma reunião entre ambos sobre este assunto.

A greve irá decorrer na embaixada e dos postos consulares portugueses no Brasil em março, de 03 a 06, de 10 a 13, de 17 a 20 e de 24 a 27.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas