A comunidade madeirense em Miami vai celebrar o Dia da Região e das Comunidades Madeirenses pela primeira vez, amanhã, dia 1 de julho.
O JM sabe que está a ser organizada uma comissão para que a Madeira e o seu dia sejam celebrados.
O evento vai acontecer pela primeira vez em Miami, vai contar com a presença de membros do consulado honorário local e com a gastronomia típica da Madeira - espetada, pregos e carne de vinha d’alhos.
Após a celebração, vai ser criada uma comissão de madeirenses em Miami, um desafio lançado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque para que a comunidade se organizasse como noutros países.
"Vai ser uma comissão rotativa, todos os anos vai ter um organizador diferente. Vão ser nomeados alguns membros. A comissão poderá servir como ponte entre a região, o governo português e a cidade", explicou Aleixo Vieira, conselheiro da Diáspora Madeirense.
Já Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, congratulou a iniciativa.
"Vejo isso com bons olhos porque é uma comunidade que está a crescer em Miami, essencialmente de pessoas que estão a viver na Venezuela e passaram a viver em Miami. Isto é sinal de que não é um dia esquecido e que a comunidade sempre gosta de comemorar o dia da sua terra e da sua querida ilha onde têm a sua família, as suas raízes", enalteceu.
Marco António Sousa