MADEIRA Meteorologia

XL Encontro Regional de Bandas Filarmónicas este fim-de-semana na Ribeira Brava

Data de publicação
09 Maio 2025
15:35

Neste fim-de-semana, dias 10 e 11 de maio, realiza-se o XL Encontro de Bandas Filarmónicas da RAM, na Vila na Ribeira Brava. A organização deste encontro é, uma vez mais, da responsabilidade da Associação de Bandas Filarmónicas da RAM, com o apoio da Secretaria Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, e da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Das várias práticas musicais amadoras existentes na Madeira, as bandas filarmónicas representam a face mais visível do espírito associativo, musical e cultural, que encontrou primeiro no Funchal (1850) e depois em todo o espaço rural uma adesão inquestionável. Sociedades musicais, alicerçadas na comunidade que as envolve, o mundo das bandas continua a desempenhar um papel inter-relacional de relevo, abrindo as portas não só para o conhecimento da música e prática musical como também para a afirmação de vilas e freguesias.

Ao longo dos anos as bandas filarmónicas evoluíram e desempenharam vários papeis ao longo da sua história. Atualmente têm funções de caracter sociocultural e pedagógicas. Em muitos casos são o primeiro passo para a aprendizagem de música.

O XL Encontro de Bandas, integrado no programa oficial do Jubileu 2025, reunirá um total de 12 bandas, entre as quais: 6 municipais, 1 distrital, 1 paroquial e 1 filarmónica — num evento que contará com a participação de 450 músicos intérpretes.

Este evento, que se afirma como um dos momentos altos da celebração musical e cultural da Região Autónoma da Madeira, será marcado pela estreia da versão para Orquestra de Sopros do Hino do Jubileu: “Peregrinos de Esperança”, com arranjo do maestro madeirense Álvaro Jesus, atual regente da Banda Municipal de Santana. O arranjo foi oficialmente validado e instituído pelo Vaticano, assumindo-se como a versão de referência a nível mundial no âmbito das comemorações do Ano Jubilar.

O XL Encontro de Bandas Filarmónicas da RAM conta com o apoio da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Igualmente a loja de instrumentos musicais Sons do Clássico Madeira irá associar-se ao evento com a instalação de um showroom durante todo o fim-de-semana. A mesma empresa irá atribuir/ sortear um instrumento de sopro, para atribuir a uma das Bandas que irão estar presentes no evento.

O Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, refere que o Encontro Regional de Bandas Filarmónicas é “um dos mais significativos momentos de celebração da nossa cultura musical e comunitária. É aqui que o talento, a dedicação e o espírito associativo das nossas filarmónicas se unem numa demonstração vibrante do valor das tradições que definem a identidade cultural madeirense.”

Eduardo Jesus acrescenta que as bandas filarmónicas “desempenham, há décadas, um papel essencial na formação musical de gerações, na dinamização das freguesias e na preservação de um património que é tão imaterial quanto profundamente enraizado no nosso modo de viver a cultura. Este encontro regional é o ponto alto dessa atividade, dando palco e voz a centenas de músicos amadores que, com grande profissionalismo, enchem de música os nossos arraiais, festas religiosas e civis.”

“Convido todos a assistirem, a aplaudirem e a valorizarem este património vivo, que continua a dar música à alma da Região”, finaliza.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas