O Posto Emissor do Funchal (PEF) assinala o Dia Mundial da Rádio, no próximo 13 de fevereiro, com um programa dedicado ao tema ‘A Inteligência Artificial e o Futuro da Rádio’, que integra uma conferência e uma exposição temática, a decorrer no Museu de Eletricidade – Casa da Luz, no Funchal.
A conferência realiza-se no dia 13 de fevereiro, às 17h00, no Auditório do Museu, propondo uma reflexão sobre a evolução da rádio e o impacto das tecnologias emergentes — em particular da inteligência artificial — na produção de conteúdos, na relação com as audiências e nos formatos de comunicação.
O debate, que será moderado pelo jornalista António Ferreira, contará com a participação de D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, de Andreia Collard, Diretora Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, e de Fábio Mendonça, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira e doutorado em Inteligência Artificial.
No mesmo âmbito, estará patente ao público, entre 13 e 28 de fevereiro, a exposição “PEF: do FM ao Digital... o melhor som da cidade!”, no Espaço de Exposições Temporárias do espaço museológico. A exposição reúne peças e conteúdos representativos do passado, do presente e do futuro da rádio, destacando a história do PEF desde as origens do FM, a consolidação e modernização ao longo das décadas, até à atual transição digital e multiplataforma.
Fundado em meados do século XX, quando a rádio era o principal elo entre as ilhas e o mundo, o PEF nasceu com a missão de dar voz à Madeira. Ao longo do tempo, acompanhou gerações, preservando a proximidade, a credibilidade e a ligação ao quotidiano madeirense — agora com novos desafios e possibilidades que abrem caminho ao futuro.