Decorreu, ontem, na Biblioteca Municipal de São Vicente, a apresentação do livro de arteterapia, 'Healing Art' de Belinda Santos. A senhora vereadora da Cultura, Rosa Castanho, elogiou o trabalho da ilustradora e aclamou o facto de que no concelho temos muitos bons artistas.
Belinda Santos, natural da África do Sul, mudou-se para a ilha da Madeira em 1997, mais propriamente para a freguesia de Ponta Delgada onde vive há 26 anos.
Após o diagnóstico de um problema cardíaco em 2017, a vida mudou abruptamente. Depois de vários tratamentos médicos infrutíferos, foi-lhe sugerido usar a Mandala Art como terapia. Apesar de não saber o que era nem nunca sequer ter ouvido falar, Belinda empenhou-se, focou no processo de cura e aprendeu tudo sobre mandalas, o que resultou numa melhoria significativa e no período de um ano deixou de tomar medicamentos.
Graças à divulgação dos seus desenhos nas redes sociais, em 2019 foi contactada pela editora, The Paper Paints and Poetry Company que a contratou para ser co ilustradora de dois livros de colorir para adultos, Enchanted (2020) e Zen (2021).
O livro, "Healing Art", surgiu em 2022 aquando o convite pela mesma editora para um exclusivo. Após 6 meses de criação foi no dia de aniversário em que completou 50 anos, 2023, que Belinda viu o ser primeiro livro de arteterapia ser lançado.
De modo a manter bons resultados na vida pessoal, todas as semanas cria e pratica. Em todos os desenhos, incorpora um símbolo de coração para lembrar que o tempo investido em cada desenho é com a intenção de curar, focar e reparar o espírito interior, corpo e mente.