Um livro sobre ‘hotspots’ de biodiversidade vai ser lançado no próximo dia 25, quinta-feira, às 17h00, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, na Rua do Matadouro, onde vai estar patente também uma exposição de ilustrações.
O livro, intitulado ‘A Viagem com as Sementes da Vida: Os 36 Hotspots de Biodiversidade e o futuro da vida na Terra’, fala dos 36 locais do mundo onde a flora e a fauna únicas estão em perigo de extinção, sendo a Madeira uma desses locais.
Conta também a história fictícia de Cahya, uma jovem curandeira que precisa de encontrar uma cura “para a doença dos olhos vendados”. Cada hotspot é ilustrado por artistas profissionais de toda a Europa; dois deles, Paulo Silva e Marta Horodniczy, são da Madeira.
Esta iniciativa, da responsabilidade da Associação My Madeira Island, é de acesso gratuito. Tem como destinatários o público em geral e, especialmente, quem se interessa com património natural, turismo, arte, contadores de histórias e da educação. Faz parte do projeto Biodiversidade Ilustrada, que visa consciencializar sobre a crise da biodiversidade e incentivar as pessoas a agirem.
O projeto é um esforço conjunto entre três parceiros europeus (Unglingasmidjur Stigur og Trod do município de Reiquiavique, Islândia; My Madeira Island da Madeira, Portugal e Abrazohouse.org de Cantábria, Espanha), apoiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.
“Temos o privilégio de viver na Madeira rodeados de uma natureza deslumbrante que faz bem ao corpo e à mente. Também traz milhares de pessoas para a ilha todos os anos. Mas a própria natureza sofre uma pressão crescente da atividade humana e a flora e a fauna únicas da Madeira estão em perigo. No livro e na exposição convidamos as pessoas a redescobrirem a sua ligação à natureza e a si mesmas, para viverem uma vida harmoniosa e plena”, afirma Anastasia Mazur, presidente da Associação My Madeira Island que coordena o projeto na Madeira.
Depois da Madeira, exposições semelhantes vão decorrer em Cantábria, Espanha e em Reiquiavique, Islândia.