MADEIRA Meteorologia

Funchal “empenhado em apoiar projetos inclusivos” na cultura

Data de publicação
02 Outubro 2024
12:51

A Câmara Municipal do Funchal diz-se empenhada em “abraçar” a criação artística das comunidades locais, “valorizando o tecido cultural regional e a promoção de boas práticas cívicas”.

Essa foi a nota da intervenção de Cristina Pedra no I Encontro Internacional de Teatro, Comunidade e Artes Participativas, promovido pela HUG, que tem como sócio-fundador a Olho.te – Associação Artística e Solidariedade Social, sediada no Bairro da Nazaré.

Para a presidente do município do Funchal “é importante que cada instituição pública, privada, associação e agente cultural, use as suas diferentes competências e ferramentas para criar em conjunto uma sociedade mais inclusiva, coesa, plural, artística e cultural. Este é um trabalho árduo, diário, que não podemos fazer individualmente. Por isso, temos apoiado várias associações e agentes culturais que fazem parte da programação deste Encontro Internacional e do qual somos parceiros ativos no desenvolvimento de projetos de arte participativa, como o Associação Casa Invisível, a Universidade Sénior do Funchal com o Hugo Andrade e a Associação Musical e Cultural Xarabanda”, salientou.

Entre os vários projetos dados como exemplos de boas práticas, a Câmara Municipal do Funchal apoia o ‘Trégua’, iniciativa que envolve pessoas em situação de reclusão; o documentário ‘1731 Luz ao Fundo do Túnel’, que transformou espaços e pessoas no Bairro da Nazaré; o projeto ‘Regador’, que está neste momento a acontecer no Funchal numa parceria com o Teatro Nacional D. Maria e a Fundação Calouste Gulbekian e ainda outros projetos que são promovidos diretamente pela autarquia, como o ‘Escutar – Projeto de Residências Artísticas, em Bairros Sociais’, relembra a presidente da CMF.

Para além disso, Cristina Pedra aponta para outros projetos participativos de envolvimento das comunidades fora do âmbito cultural, como o Orçamento Participativo do Funchal, que corresponde ao exercício de uma cidadania ativa e responsável nos processos de governação local, mais especificamente, na decisão participada de uma parcela do Orçamento Municipal do Funchal, sem esquecer o Conselho Municipal para a Igualdade e para a não Discriminação e o Conselho Municipal para a Juventude.

“Contem connosco para trabalhar em prol da democratização cultural e para erguer pontes onde se encontram muros”, finalizou Cristina Pedra a sua intervenção no I Encontro Internacional de Teatro, Comunidade e Artes Participativas, que decorrer no Teatro Municipal Baltazar Dias.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas