É das ruas para a FNAC Madeira que ‘viajam’ as fotografias de Vando Neto, que a partir de hoje dá a conhecer nesta superfície, localizada no Madeira Shopping, os instantes por si captados na exposição ‘Planos Sem Planos’.
Nesta mostra, o fotógrafo, que é também médico dentista de profissão, abre as páginas do seu portfólio para partilhar com o público os detalhes e momentos perpetuados através da sua lente, que de outra forma se esfumariam na cacofonia da urbe.
Isto porque, embora tenha começado por se dedicar à fotografia de paisagem para escapar à rotina, hoje são mesmo dos ambientes urbanos que nascem os registos fotográficos que até ao próximo dia 4 de março estarão patentes na FNAC Madeira.
Conforme desvelou o autor, “neste tipo de fotografia, a rua e os espaços públicos tornam-se o palco e fazem de fundo para uma peça inesperada e em constante mudança, onde principalmente o contraste, a cor, os momentos curiosos e as interações das pessoas desempenham o papel principal”.
Aliás, as próprias características destes espaços permitem ao fotógrafo eternizar desconhecidos e pormenores que regra geral passam despercebidos ao olhar do comum transeunte.
Certo é que, fruto do instante, o resultado é único, até porque, como reconhece Vando Neto, “não há duas fotografias iguais”.
“Na fotografia de rua isso é ainda mais evidente. A rua está em constante mudança, tudo é inesperado e para mim isso é aliciante, porque desafia-me sempre que vou fotografar. Acredito que a todo o instante, na mesma cidade existem vários momentos ou algo que pode dar imagens bonitas. É preciso estar no sítio certo à hora certa e registar seja com câmara ou mesmo telemóvel”, afirmou o profissional, que já foi reconhecido em diversos concursos fotográficos, entre os quais a Maratona Fotográfica da FNAC Madeira, a qual venceu na primeira vez que participou.
De assinalar que a inauguração da exposição ‘Planos Sem Planos’ acontece hoje pelas 19h00, no auditório da FNAC, no qual marcará presença Vando Neto, que, durante a apresentação, desvelará de forma documentada o processo de criação das fotografias expostas.