MADEIRA Meteorologia

Escultura de Pedro Anjos Teixeira retorna ao Baltazar Dias após restauro

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Setembro 2023
14:59

Após um período de restauro, um relevo alusivo a Baltazar Dias do mestre Pedro Anjos Teixeira está de volta ao foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias,

Conforme informa uma nota enviada à redação, esta escultura foi realizada em gesso monocromado no ano de 1980, pelo que o seu restauro contou com intervenções a diversos níveis, desde a remoção de pó acumulado na superfície, à retirada de sujidades e resíduos soltos.

Tal "foi realizado manualmente através de pincéis e processos de aspiração com baixa intensidade, assim como, a nível cromático foi feito uma recuperação da cor, sendo que para isto utilizou-se uma técnica que respeita a história material e estética da obra. Por fim, foi ainda aplicada uma camada de proteção final com cera microcristalina, para melhor preservar a escultura", informa a mesma nota.

Recorde-se que Pedro Anjos Teixeira nasceu a 11 de maio de 1908 e teve grande parte da sua infância em contacto com a Natureza. Viveu na cidade do Funchal de 1959 até 1980. Pela Madeira cumpriu diversas atividades, desde professor a músico, mas também escultor e jornalista. Mais tarde voltou para Sintra, onde continuou a exercer a sua arte. Foi um dos percursores do movimento neorrealista português na escultura. Teve como obras mais valorizadas as peças "Monumento aos Perseguidos" e o "Monumento ao Professor Primário", ambos em Sintra.

Na Madeira, deixou inúmeras esculturas no Funchal e na Região, desde marcos históricos a monumentos artísticos. Destacam-se os trabalhos realizados no Teatro Municipal Baltazar Dias, na Escola de Artes e Conservatório, o "Monumento ao Trabalhador" no Parque de Santa Catarina, a Homenagem à Bordadeira na Rua Do Visconde De Anadia e a escultura de Jaime Constantino de Freitas Moniz, junto à Escola Secundária Jaime Moniz. Existem esculturas da sua autoria em Santa Cruz, Machico e Santana.

O relevo alusivo ao Baltazar Dias está disponível para visualização no foyer do Teatro, de terça-feira a domingo, entre as 15 e as 21 horas.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas