Companhia de dança madeirense sobe ao palco do Grande Auditório do Teatro Municipal de Vila Real, com a criação de Rui Horta, no próximo dia 23 de setembro.
É já no próximo sábado - dia 23 de setembro - pelas 21h30, que a Cia. de dança inclusiva com direção artística de Henrique Amoedo volta a entrar em cena. Desta feita em território nacional, a peça apresentada no Festival Algures a Nordeste, no Teatro Municipal de Vila Real é "Beautiful People".
A criação de Rui Horta, renomado coreógrafo português, data já de 2008. Sendo uma das obras mais antigas do repertório da Cia. Dançando com a Diferença, a sua remontagem foi apresentada - pela primeira vez - em Guimarães, aquando do GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea, no início deste ano, no qual esta estrutura artística assumiu grande destaque.
As palavras de Daniel Tércio, utilizadas como uma espécie de carta de apresentação deste trabalho, referem: "Beautiful people não esconde a deficiência, nem a embrulha em sentimentos de piedade. De certo modo, aquilo que o coreógrafo faz é tornar mais visível a brutalidade e a injustiça com que a sociedade trata a pessoa com deficiência. Fá-lo a partir das pequenas histórias de vida, algumas delas ficcionadas e outras simples episódios performativos".
Henrique Amoedo salienta que "Rui Horta é um artista incontornável da sua geração. Um coreógrafo premiado, com um amplo curriculum e uma vasta experiência. O trabalho que realizou com a Dançando com a Diferença há quinze anos continua a refletir a atualidade e a exigir a mudança de paradigmas. Por isso, levá-lo a palco é, para nós muito importante."
O elenco madeirense, composto por Bárbara Matos, José Figueira, Juliana Andrade, Maria João Pereira, Mariana Tembe, Sofia Marote, Sónia Gouveia e Telmo Ferreira já está no continente para apresentar este espetáculo que pretende dar voz aos sonhos de todas as pessoas. Dirigido a maiores de 12 anos, este espetáculo tem a duração de 45 minutos e o público irá poder assistir de forma totalmente gratuita.
A Dançando com a Diferença é uma estrutura financiada, no quadriénio 2023-2026, pelo Governo da Republica / Direção-Geral das Artes, Governo Regional da Madeira / Secretaria Regional de Educação e Secretaria Regional do Turismo e Cultura e pela Câmara Municipal do Funchal.