MADEIRA Meteorologia

“Continuem a ler os autores madeirenses” pede Irene Lucília

Data de publicação
28 Março 2025
20:10

Irene Lucília Andrade deixou hoje um apelo na Feira do Livro do Funchal, onde foi homenageada.

“Continuem a ler os autores madeirenses” apelou a escritora, contente com o “tributo inesperado”, segundo disse, que lhe foi prestado.

A autora de obras de poesia, ficção, crónicas, entre outras, agradeceu, especialmente, a circunstância de ter sido homenageada juntamente com outros dois autores madeirenses que admira.

Cabral do Nascimento e Ana Margarida Falcão, já falecidos, foram os outros dois autores lembrados no momento inaugural do evento.

Coube ao ator Filipe Crawford receber o louvor em nome do avô, o poeta Cabral do Nascimento. Elogiou o percurso do antepassado, com o qual aprendeu a ler e a escrever.

Pedro Falcão agradeceu “do fundo do coração” a homenagem à mãe, dizendo que momentos destes são importantes para manter viva a memória de quem já partiu.

A sessão começou com os discursos do comissário das Comemorações dos 500 anos de Camões, José Bernardes, e da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra.

“Camões uniu-nos e continua a unir-nos como ninguém conseguiu”, disse o professor catedrático fazendo votos para daqui a 500 anos continue a haver Portugal e o poeta se mantenha um elo de ligação de toda a comunidade.

Cristina Pedra salientou o número de participantes, dizendo que esta é a maior feira até ao momento e falou a importante da leitura na formação dos cidadãos. A autarca destacou também a ligação desta edição, pela via da sustentabilidade, à Bienal Arte e Design, evento portador de uma forte mensagem ecológico que vai decorrer até ao final de junho em todo o concelho.

A 51.ª Feira do Livro do Funchal decorre até 6 de abril, na Avenida Arriaga, com 34 stands, entre livreiros, editores e alfarrabistas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas