MADEIRA Meteorologia

Conheça os vencedores dos Prémios aCORDE 2022

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Fevereiro 2022
16:17

Lara Nunes, aluna do curso especializado de Cordofones Madeirenses do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, foi distinguida esta tarde com o primeiro Prémio Jovem Revelação. O galardão que é novidade nesta quinta edição do ‘aCORDE’ tem como desígnio premiar um jovem executante, compositor, editor ou construtor de cordofones tradicionais madeirenses, sendo atribuído pela primeira vez à jovem executante do rajão, enaltecendo a sua dedicação e incentivando outros jovens para que desenvolvam os seus conhecimentos e experiência no âmbito dos cordofones tradicionais madeirenses, nomeadamente a braguinha, o rajão ou a viola de arame.

A aluna do Conservatório foi também uma das concorrentes da primeira edição do Concurso de Cordofones Tradicionais Madeirenses, que teve como intuito "divulgar junto da comunidade o trabalho meritório no âmbito dos cordofones tradicionais, desenvolvido por professores e alunos do ensino básico e secundário da Região, genérico ou especializado, bem como por outras instituições públicas ou privadas, de cariz cultural e/ou educativo". Neste âmbito, foram atribuídos quatro prémios, referentes às quatro categorias do concurso - solistas de 1.º, 2.º e 3.º ciclo, e ensino secundário. Lara Nunes foi a vencedora do quarto nível, referente a um solista a frequentar o ensino secundário, sendo que o concurso premiou ainda Madalena Almeida (nível 1), Matias Olival (nível 2) e Francisco Jesus (nível 3).

Como tem sido habitual nas edições anteriores, foram atribuídos o Prémio Carlos Santos, que distingue indivíduos ou instituições com contributos decisivos na defesa, promoção e preservação dos cordofones tradicionais madeirenses, e o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos, que distingue um instrumentista de cordofones tradicionais madeirenses. Nesta quinta edição, o Prémio Carlos Santos foi entregue a João Caldeira, e o Prémio Cândido Drummond de Vasconcelos foi atribuído a Nuno Nicolau.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas