O projeto Fragmentos Dançados II: corpo sagrado de Natércia Kuprian irá ser produzido durante os dias 15 a 30 de dezembro na Capela da Boa Viagem.
A iniciativa na Ilha da Madeira explora a criação de dança contemporânea em lugares naturais e edificados pouco usados artisticamente. Utilizando locais como a Capela da Boa Viagem, a praia da Barreirinha e o Largo do Corpo Santo, a residência artística busca criar danças a partir da história e arquitetura desses lugares. Este projeto valoriza o património e promove novas performances, capacitando profissionais e amadores das artes performativas, refletindo sobre a transformação das cidades e identidades individuais e coletivas. O espaço público é crucial na construção de cidadãos e na valorização das identidades”, pode ler-se numa nota endereçada às redações por parte do departamento de cultura da autarquia do Funchal.
Este é um projeto apoiado pela Câmara Municipal do Funchal, Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas através do Programa de Apoio à Criação em Teatro e Dança em 2023, cuja entrada é livre.
“Natércia Kuprian, mestre em Performance Artística em Dança/Performance ao longo de sua carreira na dança, integrou a memória da comunidade com a história local, colaborando neste projeto com Diana Serrão, realizadora com experiência em teatro e João Branco, percussionista convertido em performer e experimentador plástico, formando uma equipa diversificada e complementar para as ações do projeto”, acrescenta a mesma nota.