MADEIRA Meteorologia

‘A Vizinha do Lado’ pela OFITE estreia a 21 de março

Data de publicação
18 Março 2025
10:46

A OFITE | Oficina de Teatro Estreito estreia a 21 de março, às 21h00, a comédia “A Vizinha do Lado”, baseada numa das obras mais emblemáticas de André Brun. Esta comédia popular que mistura humor e drama, com encenação de Zé Abreu, ficará ainda em cena nos dias: 22 (21h), 27 (20h), 28 (21h), 29 (21h) e 30 (17h). As reservas para assistir ao espetáculo deverão ser feitas a partir do telefone: 291 910 040.

“A história gira em torno de Eduardo, um rapaz que nasceu na província, mas veio viver e estudar medicina para Lisboa. Só que em vez de se dedicar aos estudos, leva uma vida boémia e carregada de vícios na noite lisboeta, nos teatros de revista e de variedades. No entanto, a sua rotina é alterada quando se cruza com Mariana, uma jovem vizinha”, conta a companhia em nota de imprensa.

Ao longo da peça, acrescenta, “Eduardo vai se envolvendo cada vez mais com a vida da vizinha, observando-a com motivação e trocando palavras cheias de rasgados elogios e interesse. E entre momentos de humor e tensão, a convivência entre os dois vizinhos, torna-se cada vez mais intensa, até ser descoberta por Isabel, a verdadeira e atual mulher que vive com Eduardo.”

“A determinada altura, a situação vai complicar-se ainda mais para Eduardo, com a chegada do seu tio Plácido, respeitável professor de Moral num colégio em Famalicão, que vem a Lisboa visitar o sobrinho, para verificar como vivia na capital e como estava a decorrer o curso de medicina. Com a chegada do tio, descobre-se toda a confusão de vícios, de amores e desamores e a não frequência no curso de medicina. Para agravar a situação, o tio Plácido acaba por reencontrar uma paixão de juventude, a senhora Adelaide, Madrinha da Mariana, o que vai animar fortemente o final desta peça.”

A peça assegura manter “durante uma 1h20 minutos, um ritmo dinâmico, com diálogos rápidos e reviravoltas inesperadas, que manterá o público atento, risonho e emocionado”. Pois nesta obra o dramaturgo teve uma “notável habilidade em criar personagens profundas e situações que equilibram o humor e a reflexão.”

O autor da peça, André Brun, nasceu em Lisboa em 1881 e faleceu na mesma cidade, em 1926, com apenas 45 anos. Foi um reconhecido humorista e autor teatral, com uma vasta produção literária, que compreende vários volumes de contos, novelas, crónicas e um grande número de peças, dos mais diversos géneros, com destaque para a comédia, a farsa e a revista.

Além de uma dezena de peças em 1 ato, foi autor de duas comédias, “A Vizinha do Lado “ (1913) e “A Maluquinha de Arroios” (1916), que retratam com notável sentido burlesco e uma técnica impecável, os ridículos da pequena e média burguesia lisboeta dos primeiros anos da República.

Para a OFITE a melhor homenagem que se pode dar a um escritor, como André Brun, é reeditar, ler, dar a conhecer e neste caso, representar a sua obra, para que não caia no esquecimento coletivo. Assim, esta 17.ª produção de teatro da OFITE, a partir da Vizinha do Lado, é de certa forma “um tributo que os 11 intérpretes, fazem ao grande dramaturgo André Brun”, acrescenta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas