MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

BOM DIA ALEGRIA!

21/03/2022 08:00

Em qualquer relação humana quando há entendimento entre as partes tudo se torna mais fácil, principalmente nos momentos mais difíceis. Para isso, as pessoas devem lá estar porque querem e porque sentem que o que fazem é reconhecido e tem significado.

Nas empresas e nas organizações é igual. Espero não estar a dar nenhuma novidade, mas as empresas e os clientes surgem das relações humanas (mesmo com a inteligência artificial e tecnologias de ponta), por uma razão simples: são pessoas. Os colaboradores, os fornecedores, os chefes e os patrões são… pessoas. E nós sabemos como são as pessoas, a serem pessoas.

Quando alguém não está bem, por qualquer motivo, ou não se sente integrado ou enquadrado nas funções que faz e nos objetivos da organização, o trabalho não flui, o que compromete os procedimentos de toda a equipa, pondo em causa a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio. Não é que esse alguém "seja mau diabo". Vamos partir do princípio de que não é. É a tal coisa: é pessoa.

Sentir-se bem a maior parte do tempo, e em qualquer circunstância, é a essência para que a empresa possa manter-se forte em todos os momentos, para resolver os problemas de forma rápida, para ter tempo para pensar no crescimento da empresa em vez de estar "a apagar fogos" e a resolver imprevistos e conflitos. Equipas que estão bem trazem retorno à empresa.

Enquanto cliente é constrangedor sentir o mal-estar entre colegas de uma empresa ou assistir à bronca que o chefe dá ao colaborador. Não dá vontade de voltar, nem dá credibilidade. Mais importante do que isso: é o reflexo do ambiente na equipa.

A felicidade não é uma ideia romântica. Não é andar às gargalhadas a toda hora. Também não é um caso de sindicato, nem é sobre "os meus direitos" e "os deveres dos outros".

Segundo o estudo "Happiness Works 2021", apresentado no evento "Empresas Felizes 2021", os trabalhadores felizes faltam menos 36%, têm menos 45% de vontade de mudar de empresa e sentem-se 9% mais produtivos.

O estudo "Happiness Works" é o único projeto de investigação sobre felicidade organizacional em Portugal. Desse estudo surge um ranking de empresas mais felizes. Em 2021 temos empresas de todos os ramos, por exemplo: YKK Portugal (acessórios de vestuário); Grupo Bernardo da Costa (distribuição de equipamento de segurança, Formação, Instalação Elétrica, Construção Civil, e AMCO (intermediários de crédito), Mendes Gonçalves (molhos). Nenhuma delas está falida, muito pelo contrário.

Esqueça para já os rankings se isso o deixa aflito. A sua empresa pode realizar pequenas mudanças e ser mais produtiva e eficiente. O primeiro passo é responder sinceramente a esta pergunta? Conhece a sua empresa e a equipa? Desafio-o a confirmar se sabe as respostas que cada elemento da sua equipa daria a estas perguntas, que foram igualmente feitas às empresas consideradas felizes e lucrativas:

Gostaria de mudar de empresa? Tem um bom ambiente de trabalho? A comunicação na organização é fácil? A organização tem processos de trabalho bem organizados? Permite a rotação de funções? A organização tem um propósito? Os valores da empresa são vividos no dia-a-dia? Todos os colaboradores partilham a visão da organização e têm o apoio que precisam da Direção?

O crescimento acontece quando o bem-estar faz parte da estratégia do negócio. É um trabalho de autorresponsabilização de todos os que fazem parte da empresa. Todos sem exceção.

Alícia Teixeira escreve à segunda-feira, de 4 em 4 semanas

aliciamnt.at@gmail.com

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas