MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

SIGA FREITAS

8/12/2021 08:01

A vitória: Rui Rio, contra todas as expetativas de passistas, comunicação social e outros, ganhou as eleições internas do PPD/PSD e ganhou um fulgor para ganhar as eleições a 30 de janeiro. Ele demonstrou estar preparado para liderar o país. Venceu umas eleições em que todos lhe dariam a derrota, mas, na verdade, ele já está habituado a tarefas difíceis e herculanas.

De facto, aquela história que se conta de uma afirmação de Churchill a um jovem deputado seu colega de bancada, enquadra-se neste cenário vivido por Rui Rio, pois o adversário de Rio é o PS, mas os seus inimigos estão dentro do PPD/PSD.

Agora é tempo de derrotar a inércia de um governo socialista, mas também, como diria o Ministro Cabrita: este governo é um mero "passageiro" neste grandioso país, abençoado e regido pela Imaculada Conceição, merece ter um Governo que olhe pelos portugueses e tenha alguém que consiga fazer Portugal crescer a níveis próximos da Irlanda.

A justiça: Não sou de falar de famosos ou algo que se pareça, todas as vidas para mim valem o mesmo, mas esta semana, Tony Carreira emitiu um comunicado a criticar o facto de que há 1 ano não sabe de nada da morte da filha. Há 1 ano! O caso está em segredo de justiça, um segredo tão bem guardado a que só a família não tem acesso, pelos vistos, todos os jornais deste país têm acesso! O segredo de justiça? Fugas de informação? Mais uma nódoa num trapo já há muito encardido.

Covid-19: Daqui a dias saberemos todo o alfabeto grego, tantas são as variantes que surgem. Distanciamento social, máscaras, lavar e desinfetar, vacinas… E repetir a receita até que se consiga erradicar esta pandemia.

41 anos: no sábado passado foi esse o número de anos do assassinato de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, sempre me questiono: como seria este País e a Madeira se Sá Carneiro tivesse sobrevivido ao atentado e tivesse continuado como Primeiro-Ministro? Tenho a certeza de que uma pessoa como ele teria dado outro rumo a Portugal e não teríamos tido tantas bancarrotas.

Centralismo: A médica Marta Massada no Trio D’Ataque falou não de futebol, mas de algo que nos devia dizer muito contra a Capital do Império, não é bem isso que somos, todos os portugueses, devemos ser é contra o centralismo dos serviços públicos, emprego, investimento, influências políticas em Lisboa. Esta é a luta para todos os portugueses, sejam eles de Braga, Faro, Leiria, Funchal, Porto Santo. Não podemos continuar a aceitar que tudo seja centralizado em Lisboa e o resto seja província. Não podemos aceitar que o Algarve seja o local porreiro que vão passar o Verão, não podemos aceitar que a Madeira seja uma só região turística onde se bebe poncha e tem o bolo do caco, onde no Porto come-se bem à brava… Todas as regiões merecem mais respeito e temos que descentralizar Portugal! E o problema é do centralismo dos governos que mandam a partir de Lisboa, seja qual for a sua cor, embora uns mais do que outros.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas