MADEIRA Meteorologia

Roma prepara-se para funeral e eleição do sucessor de Francisco

Data de publicação
22 Abril 2025
9:48

Roma acordou hoje com mais polícia nas ruas e mais funcionários municipais a prepararem a cidade para a grande afluência de peregrinos e turistas, após a morte do papa Francisco, na segunda-feira.

“Vamos começar a fechar as ruas. Vem sempre muita gente ver o papa e depois o conclave”, explicou Francesco, um dos polícias que esticava, pela manhã de hoje, fitas amarelas nas ruas adjacentes à Praça de São Pedro.

O corpo do líder da Igreja Católica está agora a ser velado na Casa de Santa Marta, onde Francisco viveu, e a partir de quarta-feira a urna será transferida para a Basílica de São Pedro, para que os fiéis possam rezar diante dos restos mortais.

Para hoje, está agendada também a primeira congregação de cardeais no período de Sede Vacante, em que a Igreja está sem líder até à nova eleição, na qual será estipulada a liturgia fúnebre de Francisco.

Durante este período, o funcionamento essencial da Cúria será administrado pelo camerlengo Kevin Farrell enquanto as reuniões dos cardeais serão lideradas pelo cardeal decano, o italiano Giovanni Battista Re.

Mas se a Igreja se prepara para os próximos dias, as autoridades civis estão preocupadas com as próximas quatro a cinco semanas, entre os ritos fúnebres e o conclave eleitoral do sucessor.

“Nós fomos informados para cancelar as férias para este período. Já estávamos à espera que nos pedissem isso e é para isso que cá estamos”, afirmou Giulia, operadora de comunicação da proteção civil italiana, que está junto a um dos pontos laterais da Praça de São Pedro.

A praça de São Pedro começou a ter algumas zonas condicionadas, os jornalistas de televisão ficaram confinados a um espaço lateral e já estão a ser colocados ecrãs gigantes na rua da Conciliação, defronte da Praça.

“Vem sempre muita gente, muitos turistas, muitos peregrinos, muitos curiosos. E até nós queremos ver quem vai ser o novo Papa”, afirma Luisa Ferraro, funcionária de uma loja de venda de artigos religiosos.

“Mas o que morreu era muito bom. Melhor que muitos dos italianos que cá andam”, sussurrou, entre sorrisos.

“Ele chegou a vir aqui e viu uma imagem dele, como esta aqui”, apontando para um calendário A4, que compete no escaparate com fotos de Roma e de João Paulo II.

E “disse-nos que a foto o favorecia”, recorda Luísa.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de AVC, após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer. O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

Mas se Roma se prepara para o funeral e a eleição do sucessor esse é um problema que não se coloca a quem hoje faz grande parte das filas para os museus do Vaticano.

“Estou cá de férias, dos Estados Unidos. Para ver Roma e rezar pelo meu país”, afirma Stanley Finn, que veio de Seattle à Europa antes que o “mundo entre num caos ainda maior”.

“Estou cá só hoje e amanhã. É uma pena que ele tenha morrido, era um bom homem e vai-nos fazer muita falta”, diz.

A morte de Francisco não chegou aos guias turísticos de Roma. “As pessoas não falam nisso. Querem ver Roma, independentemente do Papa”, resume Daniel Espinal, enquanto segura uma bandeira e guia um pequeno grupo por outras ruas, para fugir aos condicionamentos impostos pelas autoridades.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas