A comunidade paroquial da Ribeira Seca irá homenagear o padre Martins Júnior no próximo domingo, 16 de novembro, dia em que se assinala o 87.º aniversário natalício desta figura icónica da Região.
Com o intuito de recordar “o seu valioso percurso, expresso na missão positiva que desenvolveu, a favor da Ribeira Seca, de Machico e da Madeira, nas dimensões religiosa, social, cívica e cultural”, como refere uma nota enviada à redação, “o espírito será de reconhecimento, com saudade, das suas ideias e atividades, e de comunhão entre as pessoas que partilharam o seu caminho”.
Assim, este tributo contempla diversos momentos, que se iniciam com a celebração de uma missa, às 09h00, com o acolhimento das cinzas do homenageado, numa celebração presidida pelo padre José Luís Rodrigues. Os cânticos da cerimónia religiosa, da autoria do padre Martins, serão interpretados pela Tuna de Câmara de Machico.
Haverá ainda recitação de poemas escritos pelo homenageado e um concerto em sua homenagem, levado a cabo pela Tuna de Câmara de Machico.
Este dia, que será evocação da vida do padre Martins, culmina com uma deposição de flores junto à ‘pedra angular’, no adro da Ribeira Seca.
A todos, é feito um apelo à participação “neste singelo preito” a um homem “que serviu esta comunidade durante 56 anos”.
Recorde-se que o padre José Martins Júnior faleceu no passado dia 12 de junho, aos 86 anos.