MADEIRA Meteorologia

Mensagem de esperança na Missa do Galo na Sé do Funchal

Data de publicação
24 Dezembro 2024
23:30

O bispo da Diocese do Funchal convidou os cristãos a regressarem hoje, como há 2024 anos, ao presépio de Belém, reavivando, assim, a esperança em Deus, como o único caminho para a Salvação.

Na Missa do Galo, celebrada esta noite, na Sé, Nuno Brás lembrou a história do Menino Jesus, filho de Deus, que se apresentou ao Mundo como a Salvação e a Esperança, algo que “organizações que atuavam como deuses” e “autoproclamados messias” não conseguem garantir à Humanidade.

“Outras vezes, desiludidos desses salvadores, alguns disseram (e dizem) que devemos desistir de esperar a salvação: dizem que o salvador jamais chegará e que apenas poderemos sonhar com aquilo que conseguirmos fabricar por meio da ciência e da técnica. Ou, então, querem-nos condenar a um reino de imaginação e de sonho. Contudo nós, seres humanos, não desistimos. Não desistimos de esperar porque a esperança faz parte da nossa humanidade. Não desistimos do céu, não desistimos da felicidade porque trazemos a sua sede alojada no nosso coração. É certo: estamos desenganados de homens que nos oferecem a salvação; estamos desenganados de nós mesmos e das nossas capacidades técnicas e científicas. Por isso, gritamos como Heidegger na sua derradeira entrevista: ‘Apenas um Deus nos pode salvar’. Sim: apenas um Deus nos pode salvar!”, disse o bispo.

Perante uma catedral cheia de católicos, entre madeirenses, estrangeiros e turistas, que estando na Madeira sempre assistem a estas solenidades, o bispo vincou a atualidade da mensagem do Nascimento.

“Sim, precisamos sempre — nós, a quem o pecado envelhece não apenas o corpo como, sobretudo, a alma — precisamos de regressar ao início, ao fundamento: é a condição para nos deixarmos renovar constantemente pelo Evangelho, pela Boa Notícia. Regressamos ao sucedido há 2024 anos porque esse acontecimento histórico nos oferece a garantia, a capacidade de olhar o horizonte com renovada frescura: certos da sua primeira vinda na história, podemos esperar a Sua vinda final”, sublinhou Nuno Brás.

A concluir, exortou: “Nesta noite, uma vez mais, também nós nos erguemos e caminhamos para o Presépio: vale a pena ir ao encontro do Menino e reconhecê-Lo. Nesta solenidade, 2024 anos depois, deixemo-nos inebriar pelos cânticos e pela luz divina que, ainda hoje, brotam do Presépio onde nasceu Jesus, e que aos nossos sentidos dão a certeza de que o Salvador nasceu para nós!”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas