MADEIRA Meteorologia

Martins Júnior: Multiplicam-se homenagens ao padre que foi símbolo da luta pela liberdade

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
12 Junho 2025
23:55

A morte do padre Martins Júnior deixou pouca gente indiferente. Dos mais fiéis aos menos crentes, entre homens do clero, figuras políticas, jornalistas e muitos outros, várias pessoas têm feito questão de partilhar a angústia pela partida do ex-pároco da Ribeira Seca, enaltecendo ao mesmo tempo o seu papel nas causas sociais.

O padre Martins Júnior morreu esta quinta-feira, aos 86 anos, e desde logo as redes sociais se encheram de mensagens e fotografias, além das notas de pesar que foram já emitidas por entidades ou partidos políticos, como a Câmara Municipal de Santa Cruz ou o Partido Socialista.

Acusado de desobediência e rotulado de rebelde, chegou a ser afastado pela Igreja. Além de padre, foi ainda presidente da Câmara de Machico e deputado na Assembleia regional.

Nas homenagens já tornadas públicas, Martins Júnior é descrito como um “homem de causas”, “símbolo de resiliência e de luta pela afirmação dos valores democráticos”, figura incontornável da Democracia, da luta pela liberdade e homem de Abril”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas