MADEIRA Meteorologia

Igreja da Atouguia celebra dia do Santo João Paulo II

Data de publicação
22 Outubro 2025
20:32

O bispo do Funchal presidiu, esta noite, à cerimónia que assinalou o dia do Santo João Paulo II, na Igreja da Atouguia, na Calheta.

Este é o único templo da Madeira que possui uma relíquia autêntica de São João Paulo II. Essa relíquia é considerada também a única de primeiro grau existente em Portugal, consistindo em fios de cabelo do Papa, guardados numa pequena urna colocada sob o altar-mor da igreja, protegida por uma pedra tumular e acompanhada de um certificado de autenticidade emitido pelo Vaticano.

Na mensagem aos fiéis , D Nuno Brás sublinhou a importância de João Paulo II na vida da igreja, com destaque para o facto de ser o único Papa a visitar a Madeira.

A este propósito, relembrou que já fez o convite ao Papa Leão, que se mostrou interessado em conhecer a ilha.

A 12 de maio de 1991, João Paulo II visitou pela primeira vez a Região Autónoma da Madeira, tornando-se o primeiro Papa da história a pisar solo madeirense.

A visita integrou a viagem apostólica a Portugal, que incluiu também Lisboa e os Açores. Após ser recebido no Aeroporto de Santa Catarina por Mário Soares e Alberto João Jardim, celebrou uma missa para cerca de 30 mil fiéis no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Durante a homilia, o Papa elogiou a beleza natural da ilha e incentivou os madeirenses à evangelização e à vivência da fé. A jornada terminou com uma visita à Sé do Funchal antes do seu regresso ao continente.

A passagem do ‘Papa Peregrino’ ficou marcada como um dos momentos mais memoráveis da história religiosa da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas