MADEIRA Meteorologia

Comissão Justiça e Paz lembra oprimidos em mensagem sobre Dia Mundial da Paz

Data de publicação
30 Dezembro 2024
12:51

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) alertou hoje que “é oprimido o migrante” para que se olha “com desconfiança e receio”, apesar de lhes serem atribuídas “as tarefas mais árduas ou penosas” que muitos desprezam.

Numa nota sobre a mensagem do Papa para o 58.º Dia Mundial da Paz, que se assinala no dia 01 de janeiro, a CNJP sublinha a frase de Francisco, segundo a qual “ninguém vem a este mundo para ser oprimido”.

“Esta afirmação vigorosa precisa de ecoar na Europa e em Portugal, pois são palavras proféticas que não podem deixar-nos indiferentes. Oprimido é aquele a quem tiraram toda a esperança. E, entre nós, há oprimidos sem visibilidade e cuja voz não se faz escutar”, afirma a CNJP, organismo dependente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Para a Comissão presidida pelo juiz Pedro Vaz Patto, “é oprimido o pobre, (...) as comunidades do interior, as vilas e aldeias a quem os fogos do verão e do outono devoram a esperança. São oprimidas as famílias que vivem sob o jugo das dívidas que contraíram e das taxas de juro que agrilhoam a sua esperança num futuro melhor”.

“São oprimidos os milhares de jovens à procura de casa por um preço compatível com os rendimentos do seu primeiro emprego”, acrescenta a nota.

“Todos somos responsáveis pela eliminação dos espaços de opressão ainda existentes, através da partilha e de relações que assentem em valores como a fraternidade, a justiça e a paz”, sublinha, apelando a que se transforme “a filantropia em amor e atenção ao próximo, com um sorriso, um abraço, um gesto de ternura”.

Recorrendo à mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, a Comissão Nacional Justiça e Paz recorda que Francisco apresenta três propostas concretas “que desafiam os decisores políticos à construção da Paz: o perdão da dívida dos países mais pobres (...); o compromisso na erradicação da pena de morte; e que uma percentagem fixa da despesa com armamento seja reservada à eliminação da fome, à educação e ao desenvolvimento sustentável”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
6/03/2025 08:00

Há 30 anos atrás, em 1995 ocorre o “annus mirabilis” da Britpop.

Qualquer melómano que se preze, mesmo que não aprecie (por uma questão de gosto pessoal),...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas