A XVIII Exposição Solidária está patente no átrio dos Paços do Concelho e pretende dar visibilidade ao valoroso trabalho das instituições de solidariedade e ao contributo inestimável dos seus voluntários junto da comunidade.
Sob o lema “Histórias de Vida”, a mostra reúne uma diversidade de peças artesanais criadas por utentes, colaboradores e voluntários. Tendo como tema central os percursos de vida e o trabalho desenvolvido pelas 27 entidades regionais associadas ao voluntariado, a iniciativa procura também fortalecer a rede de ligações entre todos os intervenientes, promovendo a partilha de experiências e o espírito comunitário.
A organização é da responsabilidade da Associação Casa do Voluntário, em colaboração com um vasto conjunto de parceiros, entre os quais a Garouta do Calhau, a Casa de Saúde Câmara Pestana, das Irmãs Hospitaleiras, o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Causa Social, a Casa São José e a Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, através da Direção Regional de Juventude.
Presente na sessão de abertura, a Secretária Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, sublinhou “o papel interventivo destas associações que estão no terreno e o carácter profundamente humano dos voluntários que disponibilizam o seu tempo para cuidar de quem mais necessita”.
“Hoje celebramos o papel destas associações e dos seus voluntários e homenageamos a sua dedicação à causa do voluntariado. Esta exposição é o testemunho vivo de histórias de vida e do impacto transformador que estas instituições têm na construção de uma sociedade melhor”, concluiu Paula Margarido.
A XVIII Exposição Solidária pode ser visitada até à próxima sexta-feira, 21 de novembro, entre as 09h00 e as 17h00, no átrio dos Paços do Concelho.